Você já deve ter se perguntado como o Google prioriza os sites em suas buscas, não? A resposta pode parecer bem simples: pelo número de acessos, mas é bem mais complexa que isso. O algorítmo do Google é extremamente elaborado e não revela todos os parâmetros necessários para posicionar um site entre os primeiros resultados.
Segundo um estudo feito pela MOZ, o primeiro resultado recebe praticamente 35% dos cliques, enquanto o segundo recebe somente 15%. E assim vai. A cada posição que o seu site perde em relação aos primeiros resultados e a primeira página, as métricas de clique versus impressões (CTR) ficam piores.
A melhor maneira de melhorar o seu posicionamento nas buscas orgânicas é tendo um blog no seu site e atualizá-lo com postagens próprias. Assim, você poderá compartilhar conteúdo exclusivo com o seu público, o que o Google considera bastante relevante, além dos acessos. Quanto mais acessado e atualizado, mais fácil vai ser de destacá-lo.
Existem muitos detalhes específicos que o Google considera relevantes, entre os quais reconhecer conteúdos iguais em sites diferentes e ocultar os que vieram depois do original. Ou seja, se você tem um blog e postou uma notícia de outro site, será muito difícil dela aparecer nos resultados de uma busca, pois o mecanismo do Google irá mostrar apenas o conteúdo original.
Além disso, existe também o formato de anúncios, utilizado principalmente por quem acabou de criar o site ou quer aparecer de maneira mais rápida. É uma maneira especialmente útil para alcançar pessoas que buscam por produtos, serviços ou soluções específicas.
Continue acompanhando nosso blog e leia mais dicas sobre otimização de sites.