A identidade visual é um conjunto de elementos que representam visualmente o conceito de uma marca, definindo sua aparência. Ela compreende toda a representação gráfica relacionada à empresa, desde a criação do logotipo até a sua aplicação em inúmeros materiais como cartões de visita, sites, embalagens entre outros. Aqui você pode ver alguns exemplos.
Todos os elementos formam um conjunto representativo e devem estar sempre em harmonia, pois assim a memorização da marca é facilitada em função de um conjunto de cores, símbolos e elementos que conversam. Além disso, a identidade visual também permite a identificação do caráter da empresa, distinguindo as mais tradicionais das mais modernas, por exemplos.
Contudo é preciso ter certo planejamento, tomar alguns cuidados na hora da construção e manutenção de sua identidade e vamos contar como fazer isso agora.
- Identifique seu posicionamento
O primeiro passo é identificar quem a sua empresa quer atingir e como. Existe uma linguagem e um comportamento específicos para cada público e é importante compreender exatamente quais são eles. A partir disso pensamos na comunicação visual, que tem como função esclarecer o status e o valor agregado à marca.
- Crie um padrão visual
Essa é a hora de pensar no seu logotipo. Ele reflete todo o valor agregado à marca e é a partir dele que se desenvolve toda a identidade dos materiais gráficos a serem utilizados. Os detalhes refletirão as qualidades do seu produto ou serviço, e a maneira como a sua empresa será reconhecida está calcada na aplicação da sua identidade que tem suas regras expostas no manual de identidade visual.
- Fique de olho no mercado
As marcas são como organismos vivos e estão em constante evolução, por isso é importante estar sempre atento e compreender qual o momento certo de realizar alguma alteração para acompanhar a evolução do mercado.
- Conecte-se com o seu cliente
Ser um “top of mind” (aquela marca que vem na sua cabeça logo que citamos um produto específico) é o sonho de toda empresa. O primeiro passo para atingir esse objetivo é desenvolver uma identidade visual que conecte seu público, entende-o como pessoas com gostos pessoais, valores e visões de mundo específicas.
- Invista em bons profissionais
Todo o desenvolvimento e estruturação de sua marca é um processo crucial para o seu reconhecimento no mercado. Por isso é importante que você escolha os profissionais certos para identificar todas as suas necessidades e ir em busca da solução ideal para a sua empresa. Clique aqui e peça seu orçamento!