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08/08/2017

3 razões para não utilizar um endereço gratuito para hospedar o seu blog

O primeiro passo que uma empresa precisa para começar a trabalhar com Marketing Digital é criar uma presença digital, nem que seja a mínima possível. E o mais simples e rápido de fazer isso é criando um blog.

Um blog tem alto potencial de se tornar um ativo constante em sua estratégia de Marketing Digital. Redes sociais são importantes, mas só um blog é capaz de concentrar todo o conteúdo em seu domínio, garantindo a autoridade digital necessária para o crescimento da empresa.

A nossa sugestão inicial para quem resolveu iniciar um blog é que você não deve usar um endereço (URL) gratuito. Sites como o UOL, WordPress, Blogger e outros têm ofertas de serviços gratuitos bastante atrativas, além de serem serviços simples de configurar e começar a usar.

No entanto, não são as melhores opções para você começar o blog da sua empresa. Por quê? Bom, apresentaremos três motivos para justificar a sugestão:

1 – Endereços gratuitos não te dão autonomia plena

O primeiro motivo é que você quer ter o controle total sobre o que acontece dentro de sua empresa. E isso se estende ao website dela.

Quando você usa um domínio gratuito, fica restrito a utilizar sempre aquela mesma plataforma, tornando-se limitado ao que é oferecido por ela. Qualquer modificação que você queira fazer ou nova tecnologia que queira implantar podem ficar inviáveis.

2 – Seu domínio é sua marca!

O segundo motivo é a imposição da marca. Você aceita que uma gráfica coloque o logotipo dela em seu cartão de visita? Então por que você deve aceitar que outras marcas entrem no endereço de seu blog?

Além disso, um endereço gratuito transmite uma imagem amadora, que pode prejudicar um muito a credibilidade do blog. Por exemplo, em qual endereço você clicaria?

agencias3.com.br/blog
agencias3.blogspot.com.br

Como você pode perceber, um endereço próprio pode fazer muita diferença para seu público, pois passa uma ideia mais autêntica e profissional.

3 – Blogs com domínios próprios possuem vantagem em SEO

A terceira razão é que optando por um endereço gratuito, o site da sua empresa não recebe um dos principais benefícios proporcionados por um blog: se posicionar melhor no Google para as palavras-chave importantes no seu negócio.

Quando procurarem pelos termos relacionados ao seu blog, o domínio da sua empresa não vai aparecer, já que o seu blog será apenas um subdomínio dentro do serviço gratuito que você estará utilizando (ex: http://suaempresa.blog.uol.com.br).

Assim, todos os links externos que seu blog receber darão autoridade para o esse outro serviço, e não para o site da sua própria empresa.

Resumindo: Se sua empresa já tem um site, lembre-se que o seu blog tem que estar no mesmo domínio desse site. Só assim faz sentido trabalhar com a otimização de conteúdo para os mecanismos de busca.

Bônus: Endereços gratuitos não permitem que você tenha um email personalizado

Se sua empresa está começando pelo blog e ainda não tem um site próprio, outra razão para não utilizar um serviço gratuito diz respeito ao seu canal de contato com o seu público.

Com um domínio gratuito, em que o nome do host acompanha a extensão, fica impossível de criar um email amigável e condizente com sua marca.

Fácil, não?

Se você busca profissionalismo em sua empresa, uma das etapas fundamentais é ter um email personalizado com sua marca, ou nesse caso, com seu domínio.

Conclusão

Usar endereços gratuitos não é uma prática de negócios escalável para seu blog e a qualquer momento você irá precisar migrar. E essa migração resultará em um retrabalho muito grande.

O endereço ideal é um subdomínio ou subpasta do domínio da sua empresa. Pode ser “blog.suaempresa.com.br” ou “www.suaempresa.com.br/blog”. Esse formato, além de proporcionar ganhos em SEO para a empresa, deixa implícito que o blog é uma parte do site e que há uma empresa por trás dele.

Recapitulando, o importante é que seu blog seja parte nítida do domínio da empresa. Assim, todos os seus esforços em produzir um conteúdo interessante vão fazer com que o Google dê para o seu site o devido crédito.


  • Fonte: ResultadosDigitais