Imagine que você está procurando um material. Caso não tenha uma boa indicação, muito provavelmente o que você fará é buscar no Google, certo?
Agora pense quantas pessoas estão fazendo isso nesse exato momento a respeito do que você oferece. Tenho certeza que são milhares de usuários buscando soluções que a sua empresa oferece, e se elas não estão chegando até você está na hora e investir em SEO.
Mas o que é SEO? (e por que investir)
SEO é a sigla para Search Engine Optimization, ou em tradução livre, é a otimização para mecanismos de busca.
Em outras palavras, é um conjunto de técnicas usadas para que quem usa buscadores na internet (Google, Bing, por exemplo) chegue até o seu site de maneira orgânica, ou seja, sem o uso de mídias pagas.
Para você ter uma ideia, cerca de 70% do tráfego do blog da Resultados Digitais tem como origem a busca orgânica, ou seja, essas visitas são frutos do trabalho com a otimização de nossas páginas.
Conceito dado, cito aqui 5 bons motivos para você investir em SEO.
1. Invista no que é realmente seu
Já se perguntou qual é o seu maior patrimônio na internet? Diria que a melhor resposta é: o seu site. É ele que vai ficar com você durante todo o tempo que a sua empresa estiver ativa, é lá que as pessoas conhecerão o que você faz, quais as vantagens do seu negócio e o que você tem de melhor a oferecer.
Mas e as mídias sociais? Elas são de extrema importância nos mais diversos pontos da estratégia do Marketing Digital, contudo, não são o seu patrimônio.
Imagine se há 10 anos atrás tivéssemos investido um valor bem alto apostando todas nossas fichas no Orkut? Com certeza o que parecia ser algo muito claro poderia ser um desastre.
Investir em SEO para o seu site é investir em algo realmente seu, é apostar em seu maior ativo na internet e colher os frutos de um trabalho árduo, porém muito valioso.
2. Conquiste espaço na 1ª página do Google
Estar na primeira página do Google não significa que a sua empresa presta um serviço melhor ou tem um produto com muito mais qualidade que a sua concorrência. Estar entre os primeiros significa que seu trabalho de SEO está sendo bem feito e que seu conteúdo é relevante.
Contudo, para o público mais leigo e que usa a internet para fins de pesquisa, a sensação que se passa é a de que o Google aponta você como um dos melhores do seu mercado.
Aqui a pequena e a grande empresa disputam juntas o mesmo mercado. Mais um motivo para investir em SEO.
3. Seja a referência que seu usuário procura
Quanto mais buscas você estiver nas primeiras páginas maior será a sua autoridade na área em que atua.
Pessoas buscam por dados relevantes, soluções de problemas, dicas para melhorar o seu dia a dia e muitas outras informações. E se nesses casos as buscas foram referentes a temas que sua empresa atua com certeza a marca que ela irá ver como referência de mercado será a sua.
E não adianta apenas produzir conteúdo, é preciso estar alinhado à técnicas de ranqueamento para que seu site esteja sempre à frente da concorrência, ou seja, é mais uma vez preciso investir em SEO.
4. Aumente as visitas do seu site (e venda mais)
Estar nas primeiras páginas dos buscadores é sinônimo de mais visitas. Otimizar o seu site fará com que sua navegação fique mais fácil e seu conteúdo além de rico poderá ser ainda mais atraente. Resultado: aumento no volume de buscas, novas conversões em seu site, mais Leads para se relacionar e muito mais chance de novos clientes.
Um site parado, sem atualizações e sem uso de técnicas de SEO não vai gerar acessos recorrentes e perderá a relevância ao longo do tempo, passando de um site com potencial de gerar muitos negócios a um mero cartão de visitas virtual estático e com muito poucos acessos.
5. Aumente a qualidade dos seus anúncios
Se você está pensando em investir em Google AdWords e deixar suas campanhas ainda melhores é fundamental focar em SEO.
O Google AdWords mensura a posição do seu anúncio através do Quality Score. É ele que faz a estimativa (junto com o lance dado) de qual posição ficará seu anúncio no leilão. O Quality Score é dividido em CTR (click-through rate ou taxa de clique), a relevância das palavras-chave e a qualidade da página que será acessada, e é nesse último ponto que entra o SEO.
Otimizar a página para o usuário (entre outros fatores) inclui conteúdo original, dados relevantes e outras informações que as mais diversa técnicas de SEO podem ajudar a fazer da navegação a melhor experiência possível. Afinal não adianta clicar em um anúncio buscando uma coisa e achar outra, não é mesmo?
E mais um aspecto importante: ter a página otimizada pode fazer com que seu lance tenha um custo menor do que o esperado. Mais um ponto para o SEO!
Aviso: SEO não é do dia para noite
Otimizar um site e ver seu crescimento demora um tempo. Você pode inserir em seu planejamento pelo menos de 3 a 6 meses. Mas aos poucos os resultados vão se acumulando e os ganhos são recompensadores.
Investir em SEO é um ponto fundamental para se conseguir resultados de médio a longo prazo. Ele precisa ser trabalhado de forma constante e é preciso ficar atento sempre as novas regra do jogo.
Contudo, o resultado esperado é recompensador, tanto no aspecto de conversão do seu site quanto do seu posicionamento de marca e percepção do seu público-alvo.
Vale muito a pena investir em SEO :)
Fonte: Resultados Digitais