O que você faz quando não está inspirado? A criatividade é algo que deve ser estimulado constantemente. Por isso, trouxemos algumas dicas que ajudarão você a vencer o bloqueio criativo e ter sempre ideias frescas na hora de criar.
Continue lendo e aproveite!
O que é o bloqueio criativo?
O bloqueio criativo pode ser entendido como a falta de inspiração para criar. Existem vários fatores que podem levar a isso, sendo o cansaço, estresse ou perfeccionismo os principais motivos.
Mas está enganado quem pensa que apenas pessoas das artes, escrita ou publicitários passam por isso. Todo mundo, em algum momento, já teve um bloqueio criativo, seja na vida pessoal ou profissional.
Para vencer esse mal, é possível seguir algumas técnicas que ajudarão nessa falta de criatividade. Veja quais são elas.
Faça uma pausa
O processo criativo de qualquer trabalho costuma ser lento e demorado, o que acaba provocando o cansaço do cérebro em algum momento. Fazer pequenas pausas ao longo do dia, ajudará você a focar em outra coisa e retomar a produtividade.
Escolha o seu horário ideal
Você costuma render mais de manhã ou de noite? Mesmo que as ideias possam aparecer em qualquer hora do dia, entender qual horário funciona melhor para você criar, irá ajudá-lo a perceber em qual período do dia você fica mais concentrado e consegue se dedicar às atividades que precisam de criatividade.
Saia da sua zona de conforto
Se você está acostumado a sempre fazer as mesmas coisas, que tal fugir do óbvio? Sair da zona de conforto é uma técnica que vale para qualquer pessoa. Leia um livro, mude seu local de trabalho, viaje, ouça músicas de cantores que nunca ouviu...
Essas são algumas opções para quem quer sair da zona de conforto, mas não sabe por onde começar.
Durma bem
Há quem diga que o sono não influencia no processo criativo. Mas quando estamos cansados, outros fatores como estresse e mal humor, podem aparecer e dificultar a criatividade.
Dormir bem ajuda na memória, algo que está ligado diretamente com novas ideias.
Esqueça as distrações
Todo mundo sabe o quanto as redes sociais são ótimas para nos ajudar a perder o foco. Parte das técnicas de evitar o bloqueio criativo, é evitar as distrações quando as ideias estão fervilhando na cabeça.
Separe o momento de atenção total a sua atividade criativa e deixe de lado tudo o que pode te distrair: mensagens, redes sociais, conversas ou barulhos ao redor.
Existem diversos aplicativos para impedir que você seja incomodado enquanto estiver fazendo tarefas importantes, use-os sem moderação.
Agora que você já sabe como fugir do bloqueio criativo, que tal colocar essas dicas em prática? Na Agência S3 usamos essas e outras técnicas para sempre estar com ideias novas na hora de criar.
Se você gostou dos nossos conteúdos, não deixe de nos acompanhar em nossas redes sociais!
Texto por Nathália Merch, graduanda em Publicidade e Assistente de Conteúdo da Agência S3.