Vivemos numa era onde a publicidade e a troca de informações passou a acontecer de forma muito mais rápida e ágil, gerando um volume imenso de dados. Nesse ambiente digital, o consumidor passou a buscar o que é de seu interesse e selecionar os conteúdos mais relevantes para si. Logo, nesse ecossistema onde o consumidor pode pular ou bloquear o seu anúncio com apenas um toque na tela, as marcas precisam oferecer conteúdos cada vez mais alinhados, além de fontes seguras e recomendados por pessoas que geram confiança e relevância para o consumidor.
Através disso, nos anos de 2016 e 2017, os Influenciadores Digitais no Brasil cresceram em importância e ganharam um maior destaque. O que podemos afirmar é que a profissionalização desse mercado já é uma realidade. A ascensão do Marketing de Influência demonstrou aos criadores digitais e às marcas como a produção de conteúdo online é uma poderosa e IMPORTANTE estratégia de comunicação, publicidade e fonte de renda.
Incluir influenciadores no processo de comunicação é um passo a ser dado para transformar a publicidade invasiva ou irrelevante em uma publicidade voltada a conteúdos que possuem completa conexão com o consumidor e estimulam uma compra consciente por meio de reviews, indicações, curadoria de promoções, entre tantas outras possibilidades. Eles se tornaram uma das principais fontes de recomendação, e as marcas estão cada vez mais buscando fazer parte desse ecossistema de forma crível, para que sejam lembradas e recomendadas por criadores digitais e para não serem esquecidas no ambiente online.
Como usá-los?
Cada tipo de influenciador atende a um objetivo de comunicação específico da marca e vai pedir um olhar e uma estratégia diferente de relacionamento para a campanha.
Awareness: ações ligadas à awareness ajudam a fazer com que muita gente fique sabendo sobre você ao mesmo tempo. Ser conhecido é importante, visto que consumidores decidem sua compra entre três marcas.
Ações específicas: geralmente focadas em trabalhar um target específico (geográfico, temático, etário). Esse tipo de iniciativa costuma ter um apelo de vendas maior, usando Call To Action claro e forte para gerar a resposta da pessoa impactada pela mensagem.
Qual a diferença entre Celebridades, Influenciadores e Microinfluenciadores?
Celebridades: atores, atletas e apresentadores muito famosos que estão em diversas plataformas, para além do universo digital. Possuem grande poder de influência, mas geralmente menor engajamento e, em muitos casos, não co-produzem com as marcas.
Influenciadores: com mais seguidores nas redes sociais, normalmente falam sobre temas mais genéricos, como comportamento, cotidiano, moda e comédia. Costumam produzir conteúdos junto às marcas.
Microinfluenciadores: produtor de conteúdo digital para mídias sociais com engajamento proporcionalmente maior que influenciadores e celebridades. Na maioria dos casos, abordam assuntos de nicho. De acordo com os dados publicados pela Nogre, muitas empresas têm preferido se associar a microinfluenciadores ao invés de mega influenciadores. Isso porque os pequenos influencers, além de cobrarem um valor menor pelo seu trabalho, têm um público mais engajado e quatro vezes mais chances de conquistar um comentário em um post que os grandes influenciadores.