O Natal é a melhor data para o mercado brasileiro, até melhor do que a Black Friday, onde os preços caem 50%. Assim, as empresas têm de irem se preparando desde o início do mês para conquistarem os clientes, pois muito deixam para comprar na última hora os presentes. Se você tem uma empresa, deixar para se preparar na última hora significa não aproveitar a melhor data comemorativa do ano para o comércio brasileiro. Se você ainda não está pensando em como vender mais no Natal, saiba que deveria estar fazendo isso desde agora.
Algumas estratégias nessa época podem ser uma uma campanha de publicidade no facebook, uma página dentro do seu site voltada apenas para promoções de natal, banners de final de ano, email marketing ou flyres. Criando uma identidade da marca com o natal, é mais fácil das pessoas se interessarem para o seu produto.
O faturamento do período natalino para ecommerces em 2016 foi de R$ 7,7 bilhões, muito acima do segundo lugar (a Black Friday, com R$ 1,9 bilhão). Além disso, foi registrado um crescimento de 4% em relação a 2015.Os dados são do Ebit. A empresa especializada em informações sobre comércio eletrônico considera como período natalino todas as vendas de bens de consumo realizadas em lojas virtuais entre 15 de novembro e 24 de dezembro.
Ainda de acordo com o monitoramento do Ebit, no Natal de 2016 as categorias mais vendidas em volume de pedidos foram: