Análise de concorrência. O que considerar? Como fazer? Confira pontos importantes a serem avaliados! | Blog - Agências3 - Agência de Publicidade Porto Alegre Whatsapp
23/12/2021

Análise de concorrência. O que considerar? Como fazer? Confira pontos importantes a serem avaliados!

Você já fez uma análise de sua concorrência? 

Realizamos a análise de concorrência como primeiro passo para a construção de uma presença digital.

Com ela avalia-se a presença digital de concorrentes direitos, grandes “players”, concorrentes indiretos e conseguimos identificar pontos positivos e negativos de cada um. 

Uma verdadeira imersão no mercado do cliente.

Verificamos pontos estratégicos que buscamos ter em nossa comunicação e visualizamos o que e como o mercado está comunicando. A partir daí temos material para traçar estratégias digitais para cada cliente. Essa etapa do planejamento é tema vital para o sucesso de qualquer empresa. 

Mas afinal o que é uma análise de concorrência?

Também conhecida como análise de mercado trata-se de um estudo sobre as empresas que são concorrentes, como se dá seu posicionamento, estratégia digital  e relacionamentos com os clientes. Uma etapa importante para um planejamento estrutural para marketing e vendas. Com a análise você pode tomar melhores decisões, identificar riscos e oportunidades para traçar novas estratégias para o sucesso do seu negócio.

Como fazer uma análise de concorrência?

O primeiro passo é definir o nicho que a empresa atua, o que ela pretende com o negócio para assim definir quais dados serão analisados.

Quer saber mais sobre nicho de conteúdo? Leia em nosso blog O nicho de conteúdo do seu negócio já está definido?

A seguir o trabalho é manual, navegar nos sites de concorrentes listados, rever listas de palavras chaves, verificar redes sociais, ler materiais postados por estes, pesquisar no Google, olhar comentários. 

Nas redes socias estar atento as palavras utilizadas, formas de comunicação, criativos, cores, uso de hashtags. Entender sobre os concorrentes auxilia na definição de estratégias e metas a serem traçadas. 

Tenha de forma clara a definição do que você deve avaliar em todos os concorrentes.

A análise de concorrência pode se dar exclusivamente através da internet com o exame das redes sociais, sites institucionais e sites em que os consumidores apresentam suas opiniões como Reclame Aqui e avaliações do Google. Se a análise vier a considerar a opinião de clientes e consumidores através de entrevistas e questionários, essa também será considerada uma pesquisa de mercado. 

Você pode realizar pesquisas de forma eletrônica com um questionário, baseado em perguntas assertivas, por exemplo. Este é um método eficaz e interessante, hoje existem diversas plataformas em que se faz possível a realizar de um questionário onde as perguntas já retornam em forma de tabela. É possível ainda fazer uma entrevista com um grupo focal, que seja o público alvo da empresa, afim de entender e ir além da pesquisa qualitativa e ter uma análise também quantitativa.  A coleta de dados deve ser preparada e testada com métodos bem definidos, questionários elaborados por profissionais. A aplicação da pesquisa deve ser feita com calma e atenção para que os dados sejam fidedignos e possam ser mensurados para a realização de um relatório final que irá gerar uma tomada de decisão. 

A empresa deve avaliar os resultados e encontrar uma solução para seus novos produtos.

Acreditamos na coleta de dados como fonte importante para construir uma presença digital. De grandes empresas até pequenos negócios locais, todos podem se beneficiar de uma análise de concorrência. Estar atento às novas tendências e jornada de consumo é fundamental para o sucesso do negócio.

Quer saber mais sobre como definir a jornada de compra do seu cliente? Acesse Fidelizar seus clientes aumentará sua lucratividade. Você conhece a jornada de compra do seu cliente?

O nosso primeiro passo do nosso fluxo de trabalho para produção de um conceito criativo é a análise de concorrência. 

Realizamos uma imersão no mercado do cliente, avaliamos pontos estratégicos, trazemos soluções, sugestões para entender o nicho de mercado do cliente.

Quer ter uma presença digital?

Vamos conversar sobre como você pode construir a sua presença. Esse é um passo a passo importante para o sucesso empresarial, e ter ao seu lado profissionais capacitados faz toda a diferença.

Na Agência S3 o time de conteúdo após contato com o cliente e briefing realizado pelo atendimento inicia a pesquisa de concorrência. Finalizada a coleta de informações esse documento com sugestões, analises e construção de personas é encaminhado ao cliente e após aprovação, enviado para a criação.  Nesse momento nossos designers iniciam a construção do conceito criativo do cliente.  Documento que alinhará as ideias e conceitos trazidos para a criação da presença digital do cliente.

São profissionais de diversas áreas atentos a cada detalhe do mercado que o cliente atua.

A análise de concorrência é peça fundamental para o início do desenvolvimento de um planejamento estratégico de marketing e presença digital. 

Quer saber mais sobre como trabalhamos? Entre em contatoVamos conversar sobre a sua presença digital.

Texto por Nathalia Deste Ávila, advogada cursando especialização em comunicação e marketing e Assistente de Conteúdo na Agência S3

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