O icônico filme dos anos 2000, “Meninas Malvadas”, acaba de retornar às telonas com seu mais novo remake.
Em 2024, o lançamento do longa original completa 20 anos permanecendo na mente do público e se mostrando um filme atemporal, não é à toa que todas as crianças, jovens e adultos que já assistiram ao filme sabem que às quartas é dia de usar rosa e também não é ao acaso que o remake está sendo lançado em plena quarta-feira.
Mas afinal, o que faz slogans, marcas e filmes, como “Meninas Malvadas”, se tornarem tão marcantes para o público?
O nome desse fenômeno é “recall”, a capacidade de lembrança da sua marca na mente do consumidor, diretamente relacionado ao branding das marcas, ou seja, sua criação e manutenção de sua reputação.
Leia também: Construindo marcas de sucesso: a importância do branding na estratégia digital.
Quer conhecer algumas estratégias para que a sua marca também “cole” na mente do público? Leia o nosso texto!
Slogans memoráveis
Os slogans são os acompanhantes do logotipo das marcas e os grandes responsáveis por fixá-las na mente dos consumidores.
Normalmente, os slogans marcantes são agrupados por algumas características em comum, são curtos, impactantes e transmitem emoção, que instaura no consumidor a necessidade de adquirir o produto e serviço para realizar algum desejo. Resumindo, os slogans são encarregados de “vender” sensações.
Assim, de forma precisa, os slogans transmitem os valores, a personalidade e os benefícios da sua marca.
Confira alguns exemplos de slogans memoráveis, que sequer precisam do logotipo ou nome da marca associados para serem reconhecidos:
- Just do it;
- Abra a felicidade;
- Amo muito tudo isso.
Parcerias marcantes
Cada vez mais é perceptível a importância das parcerias entre as marcas e figuras públicas, ainda mais após a ascensão da internet e dos influenciadores digitais. Atualmente, é praticamente impossível uma grande marca não promover seus produtos e serviços com o auxílio de uma pessoa que esteja em destaque.
Porém, essa estratégia é mais antiga do que parece, já que através dessa associação as marcas conseguem aumentar a sua visibilidade e credibilidade, expandir o seu público-alvo, causar impacto emocional nos consumidores e se diferenciar da concorrência.
Mas lembre-se, é essencial que o parceiro escolhido para a sua marca seja capaz de transmitir a essência de seus serviços, caso contrário, a credibilidade pode ir por água abaixo.
Algumas parcerias marcantes:
- Pantene e Marina Ruy Barbosa;
Consistência visual
São muitos elementos que compõem a identidade visual de uma marca, como: cores, tipografia, logotipo e estilo.
Essa consistência visual desempenha um papel crucial no recall das marcas na mente do consumidor por várias razões.
A união desses aspectos gera reconhecimento de marca- independente da mídia- ,transmite uma mensagem consistente, otimiza a experiência do cliente e aumenta as chances de memorabilidade, sendo capaz de desenvolver uma marca inesquecível.
Às vezes, um único elemento desses mencionado já é capaz de despertar a lembrança na mente do público, como uma maçã mordida ou a junção de cores, tipo o vermelho e amarelo
Leia também: A importância da identidade visual
Curtiu o assunto e quer transformar a sua marca em Top of Mind?
A construção de um branding sólido e impactante é essencial para estar na mente do público, tudo que a sua marca transmite é capaz de gerar reconhecimento, diferenciação e construção de valor percebido, mas para isso precisa ser desenvolvido por quem entende do assunto.
Aqui na Agência S3 trabalhamos com branding, estabelecendo uma identidade visual sólida e estratégias de comunicação certeiras para a sua marca ser destaque no seu segmento de atuação.
Texto escrito por Júlia Lunkes Paraboni, graduanda em Publicidade e Propaganda e Assistente de Conteúdo na Agência S3.