Branding (ou gestão de marca) são ações alinhadas ao posicionamento, propósito e aos valores da marca que ajudam a construir a percepção na mente do cliente. O objetivo do branding é não conquistar só a mente do consumidor, mas também seu coração.
Confira aqui como desenvolvemos isso com alguns clientes
Pense durante 1 minuto em uma marca.
Além de pensar no nome, nas cores, letras, formas, sons você também pensou em sensações e lembranças?
É exatamente essa a função do branding: despertar sensações e criar conexões conscientes e inconscientes, que serão cruciais para que o cliente escolha a sua marca no momento de decisão de compra do produto ou serviço.
Todos os movimentos que uma marca faz, desde a criação de um logotipo, escolha da fonte, discurso, tom de voz, valores da empresa, jingles, pessoas que irão representar, tudo isso ajuda a construir a personalidade de uma marca na mente do consumidor através de percepções e sensações.
Essas práticas auxiliam na criação de valor além do produto. É mais que o produto, é quem a marca é. É a criação de significado por meio de símbolos.
Uma marca é um conjunto de expectativas, memórias, histórias e relacionamentos que, juntos, são responsáveis por fazer o consumidor escolher um produto ou serviço em vez de outro. (Seth Godin)
Como fazer um trabalho de branding com Marketing Digital
Branding é um conceito que surgiu antes do Marketing Digital. Quando a internet ainda não existia, as marcas expressavam o seu posicionamento e se relacionavam com o público por meio da publicidade convencional (rádio, jornal, TV).
Com o cenário sendo transformado pela tecnologia, o Marketing Digital trouxe novas possibilidades para o branding. Alguns especialistas falam sobre o conceito de digital branding, que é basicamente fazer branding no ambiente digital.
Hoje, uma marca pode escolher canais super personalizados e com menor custo para se relacionar com seu público, assim como oferecer diferentes formas de compra.
Existem diversas formas de trabalhar branding na internet. Podemos dividir as iniciativas em dois grupos:
1. Identidade visual
São as representações visuais da sua marca que ajudam a criar uma identidade na mente do consumidor. O logo, um estilo de foto, fontes, cores etc. Quanto mais alinhada ela for, mais provável e rápida será a associação na mente de quem busca opções de marcas.
Adeque o seu logo
É extremamente importante que, no momento da criação da sua marca, ela também seja pensada para web. Os formatos de arquivo que são usados para materiais impressos são diferentes dos usados para web. Assim, pense na aplicação da sua marca, na facilidade de leitura e entendimento do nome quando ela estiver em versões reduzidas.
Crie o seu manual de marca
No manual, devem estar todas as cores que a marca pode ter, qual a fonte foi usada na sua criação dela, quais são os códigos das cores, como ela deve ser aplicada em materiais, versões verticais e horizontais etc. Quer um exemplo? Veja o manual de marca da Resultados Digitais.
Determine uma unidade de estilo
Busque exemplos de fotos que tenham uma mesma linha e que sirvam de exemplo para o estilo que você quer adotar para a marca. Procure seguir um estilo, pois ele comunicará muito da sua marca.
2. Estratégia
A estratégia faz o papel de transmitir os valores não visuais, é como você transmite o seu propósito. A criação de percepção pela estratégia se dá num nível mais profundo, em que o consumidor se identifica não só com o estilo, mas com os valores da marca criando uma conexão mais forte.
Personalidade da marca
Qual a personalidade da sua marca? Que adjetivos ela tem? Se ela fosse uma pessoa, como ela seria? Essas perguntas ajudam a criar uma imagem mental mais clara.
Tom de voz
Como é a linguagem da marca? É descontraída? É especializada? Você precisa adequar a linguagem ao público. Pesquise quais são os termos usados pelos seus clientes em conversas casuais e adote os que fazem sentido para sua marca. A linguagem tanto escrita quanto por emojis é uma ferramenta muito forte de conexão. Quer um exemplo? Veja o manual de redação da Resultados Digitais.
Canais
Onde está seu público? Quais canais ele usa para se relacionar com outras marcas e pessoas? Existem diversos canais nos quais você pode se relacionar como por exemplo WhatsApp, email, redes sociais. Lembrando que você não precisa estar presente em todos os canais, mas sim nos que tem um papel estratégico para o crescimento do seu negócio.
Recomendamos que você inicie com a criação de um site, para incluir a sua empresa nos resultados de busca que os clientes realizam. Lembre-se de que todas as novidades que sua marca lançar devem estar no seu site ao mesmo tempo.
O segundo passo é criar uma fan page no Facebook, que é hoje a maior comunidade online do mundo. O Facebook é um ótimo canal de relacionamento com o cliente e divulgação. Se você busca saber mais sobre como usar a maior rede social do mundo para seu negócio, leia nosso eBook Marketing no Facebook.
Conteúdo
Uma boa estratégia de conteúdo não ajuda somente sua marca a se destacar na busca, mas faz com que ela tenha visibilidade e ganhe autoridade no meio. Você pode aprender como criar uma estratégia de conteúdo no kit Produção de Conteúdo: Teoria e prática.
Aplicando os conceitos de unidade visual do branding, lembre-se de que o seu conteúdo deve ser personalizado com a identidade da marca em todos os canais e materiais.
Fonte: ResultadosDigitais