Se tem algo que poucos podem negar é a importância da "Representatividade", principalmente em canais que atingem a massa. Mais do que apenas identificação, acaba sendo uma forma de legitimar aqueles que muitas vezes são marginalizados ou considerados ~minorias~.
Por isso, a importância da campanha da Avon sobre “Outubro Rosa“, estrelando Candy Mel (para os desavisados, Candy Mel é vocalista da Banda Uó e transexual). Ela é a primeira mulher trans a ser protagonista de uma campanha como esta, que visa a conscientização sobre o câncer de mama e sua prevenção por meio do autoexame.
Também vale a pena ressaltar que Candy é a segunda brasileira trans a figurar uma propaganda de cosméticos. A primeira delas foi a estudante pernambucana Maria Clara Araújo para a linha de maquiagem “Lola Cosmetics”.
A iniciativa é ainda mais significativa se levarmos em consideração os dados divulgados pela ONG internacional Transgender Europe. A entidade apontou que o Brasil é o local onde mais ocorrem assassinatos de travestis e transexuais em todo o mundo e que o problema da discriminação precisa ser enfrentado com urgência.
E você o que achou? Conta para gente.