As empresas precisam se divulgar pelas redes, mas como? Cada rede social tem uma linguagem própria, principalmente porque cada uma surgiu com um propósito. Algumas são mais apropriadas para o uso de textos, imagens ou vídeos, também diferenciadas pela linguagem informal ou profissional. Interação, curtidas e visualizações são importantes na maioria, e saber a linguagem e a imagem para serem usadas é fundamental. As principais redes sociais usadas pelas empresas são Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn, principalmente pela quantidade de pessoas que acessam e a facilidade de distribuir conteúdos. Conheça:
O uso inicial do facebook nunca foi comercial, apenas mais uma rede social para as pessoas manterem contatos umas com as outras, como era o orkut e MSN. Por isso, as formas de marketing não podem ser brutas e diretas, têm de vir, preferencialmente, em meios de entretenimento ou visualmente atrativo. Assim, as empresas, em sua maioria, têm aderido uma linguagem mais informal e com imagens mais chamativas. Aqui, imagem e texto se completam, tentando sempre balancear as informações. É vantajoso para organizações que procuram unir informação às imagens da empresa e divulgar aceleradamente o seu negócio.
O Instagram é uma rede social puramente visual, onde a imagem é a parte mais importante do conteúdo. Diferente do Facebook, a legenda complementa a foto, principalmente pela sua distribuição ser desigual e a imagem ser vista primeiro. O Instagram possui anúncios que contém apenas imagem, onde o texto está inserido nela, portanto, para postar nessa plataforma, é preciso entender de imagem, cores e tipografia, para tudo ficar agradável visualmente. É indicado para empresas que dispõem de produtos ou fotos visualmente bonitos, pois o interesse das pessoas em seguirem e olharem será maior que em outras rede sociais.
O princípio do twitter é a instantaneidade, já que, diferente do facebook e instagram, os “posts” não são mostrados conforme a interação com a pessoa ou página, mas sim por uma ordem cronológica - embora isso esteja mudando um pouco. Uma das barreiras do twitter são os 140 caracteres, ou 280 para alguns usuários, assim, tende a ser tudo muito sucinto e rápido, perdendo um pouco a quantidade de informação. É bom para empresas que procuram divulgar links ou ter frases curtas compartilhadas rapidamente.
O LinkedIn é uma rede social com princípio mercadológico, é uma maneira das empresas e pessoas se divulgarem no mercado. Isso é bem aparente, já que o seu perfil é basicamente o seu currículo. A linguagem tem de ser a mais profissional possível, e mais clara, aqui imagens são muito bem-vindas, mas são reduzidas em tamanho, então o texto é a parte mais importante. É bom para empresas que procuram parcerias, expandir seu negócio ou criar renome.