Muito se fala dos anúncios digitais, de Google Ads e Meta Ads, mas você sabia que estratégias offline, ou OOH (Out of Home), ainda tem grande peso para os consumidores?
Então como pensar e planejar campanhas de marketing offline que gerem resultados, impactando seu público-alvo e atingindo seus objetivos?
Para isso, confira o primeiro passo, logo abaixo 👇
Conheça seu público
Antes de escolher qual canal de mídia offline sua campanha será veiculada, pense primeiro em quem é seu público. Faça estudos e pesquisas sobre o público alvo, respondendo algumas perguntas cruciais:
Onde seu público está localizado?
Onde seu público trabalha e/ou estuda?
De que forma seu público se locomove?
Qual a faixa etária de seu público?
Qual a renda média de seu público?
Como seu público se mantém informado?
Com as respostas para essas perguntas você terá uma visão mais clara do comportamento e dos hábitos de seu público, assim conseguindo mais assertividade na escolha da mídia, local e da segmentação para sua estratégia offline.
Mais adiante, vamos explorar a conexão de seu público com os tipos de mídia Out of Home.
Leia também: Destaque-se no mercado! A importância da Análise de Concorrência na sua estratégia
Os canais offline
Agora que você conhece bem seu público alvo, o próximo passo é a seleção das mídias que sua campanha será veiculada.
Mas quais são as mídias OOH?
Outdoors: muito comuns em avenidas e rodovias;
Busdoor e backbus: anúncios na traseira de ônibus;
Pôsteres e Banners: uso muito comum na frente de comércios e por empresas em eventos, para divulgação dos produtos, serviços e soluções;
Placa de rua: painéis com publicidade em cima da placa de identificação da rua;
Painéis eletrônicos: usados com muita frequência em painéis que informam a hora e temperatura e para exibição de vídeos. Também podem ter versões interativas;
Veículos de Mídia: anúncios em jornais, revistas, rádios e televisão;
E mais.
Quais mídias usar em minha campanha?
Conhecendo os tipos de mídia Out of Home e conhecendo seu público, você consegue segmentar qual canal utilizar em sua campanha para atingir seus potenciais clientes.
Usando como base algumas das perguntas anteriores, podemos criar uma persona (o cliente ideal fictício de sua empresa) para a escolha do canal de mídia OOH que vamos veicular nossa campanha.
Persona:
Samuel Machado, 40 anos, é advogado, casado e possui um filho de 5 anos. Ele é sócio fundador de um escritório de direito trabalhista, cível e previdenciário localizado na região central de Porto Alegre. Samuel mora na Zona Sul da cidade e passa bastante tempo no trânsito, levando o filho para a escola e se deslocando na ida e volta do trabalho.
Os horários escolares do filho de Samuel não coincidem com os horários de trabalho dele e de sua esposa, Raíssa, resultando em bastante tempo livre para a criança durante a tarde. Samuel e Raíssa, preocupados com o aproveitamento desse tempo livre, estão buscando uma escola de inglês que ofereça, além do aprendizado da língua, o desenvolvimento de outras habilidades para seu filho.
Dessa forma, a família está interessada em uma escola de inglês que atenda às necessidades de seu estilo de vida agitado e que possa proporcionar uma educação de qualidade para o filho.
Devido ao tempo parado no trânsito, Samuel percebeu um outdoor da Escola de Inglês Choices to Grow, no caminho para o seu trabalho e resolveu entrar em contato para matricular seu filho.
Com essa persona fica mais fácil visualizar como cada pergunta do primeiro passo se encaixa na escolha da mídia e de que muitas pessoas na vida real se encaixam no exemplo de Samuel.
Vale a pena o marketing offline?
A verdade é que: sim!
Apesar de não ser tão direcionado quanto as plataformas de anúncios digitais (Meta Ads, Google Ads, LinkedIn Ads, etc.), com boas estratégias e planejamento, é possível obter bons resultados em uma campanha Out of Home.
O segredo é conhecer bem seu público e seus hábitos, para a escolha da mídia certa e melhores resultados.
Neste blog usamos o exemplo de nosso cliente Choices to Grow e a mídia outdoor, que foi uma ação de marketing offline que nós realizamos e que deu ótimos resultados para o reconhecimento da marca e para a entrada de leads.
Porém, para aumentar as chances de sucesso de suas estratégias de marketing offline, é importante que você tenha, por exemplo, uma marca bem construída, com cores e elementos que conversem com seu público alvo.
Leia também: Branding - A importância da escolha das CORES na sua Identidade!
Então, se você procura uma estratégia de marketing offline que funcione e dê resultados, conte com a S3 para o planejamento, desenvolvimento e criação de uma campanha Out of Home de sucesso.
Texto escrito por João Victor Dias, graduando em Publicidade e Propaganda pela Uniritter e atendimento na Agência S3.