Atualmente contamos com diversos sites que produzem logotipos por meio de concorrência, nos quais o cliente paga por um valor abaixo do mercado e recebe diversas propostas de pessoas não necessariamente qualificadas. Esta prática propõe alguns riscos à sua marca e vamos listá-los agora:
Você corre o risco de ter um logo idêntico ao seu por aí, pois existem muitas pessoas que se dizem profissionais, contudo pegam um vetor em bancos de imagens e usam este símbolo pronto na composição do seu material. Nesse caso, além de não ser algo original, se o “profissional” não tiver CNPJ, você não terá como reclamar.
- Problemas de Cor
Existem alguns problemas que contamos aqui em relação ao desenvolvimento de materiais em um sistema de cores inadequado, como danificar a identificação de sua marca, o que pode gerar mais custos em um segundo momento.
- Fechamento de Arquivo
Ter seu arquivo fechado da maneira correta é um passo extremamente importante na hora de confeccionar os materiais para a sua marca, bem como o recebimento do MIV detalhando as cores para uso online (RGB) e impresso (CMYK e Pantone)
- Lettering
Escolher a fonte adequada ao seu logotipo, tanto com o intuito de passar a mensagem que você deseja, quanto para uma questão de leitura, são extremamente importantes. Logos feitos em sites ou por iniciantes podem trazer certos problemas em relação a isso e consequentemente dificuldade de aplicação.
- O produto final
A aplicação do logo aparece em diversos materiais e quando mal arquitetado pode fazer com que o produto final não se adeque ao que a empresa quer passar ao cliente.
No fim das contas, o barato pode sair muito caro. Contratando um profissional você terá uma redução gigantesca em custos impressão, produção de materiais, e diminuição de dor de cabeça com a gráficas, além de ser mais objetivo e claro em relação ao que você quer passar ao seu cliente e promover o trabalho de pessoas qualificadas.