Um ponto onde muitos negócios acabam pecando é em não realizar uma análise de concorrência para compreender em qual cenário a marca se encontra no digital.
Fazer essa análise não significa copiar os concorrentes diretos e indiretos, mas sim, buscar sintonia no mercado e até mesmo se destacar.
Em nosso artigo, apresentaremos a importância e mostraremos como você pode aproveitar esse diagnóstico como uma oportunidade.
A importância de analisar a concorrência
Analisar a sua concorrência fornece uma base ao seu negócio, permitindo que você compare seu desempenho em relação aos concorrentes. Isso ajuda a estabelecer metas realistas, identificar áreas em que você pode melhorar e principalmente definir os seus diferenciais.
A partir dela, você vai desenvolver insights estratégicos e táticos que podem beneficiar o seu negócio de várias maneiras, como:
> Trazer inovação e melhorias;
> Identificar falhas onde você pode ter vantagens;
> Detectar novos públicos para atingir;
> Novas estratégias.
Contudo, para que isso aconteça, é necessário desenvolver uma análise eficaz e completa. Confira!
4 passos para desenvolver uma análise
1.Identificar os seus principais concorrentes e em quais canais (redes sociais, anúncios, site, blog landing page) estão presentes;
2. Analisar de forma minuciosa as redes sociais, anúncios, site, presença online e offline de cada concorrente (editorias que abordam, interações com clientes, qual o público que está presente, conteúdos e outros);
3. Anotar e salvar referências de todos os pontos que são relevantes para você;
4. Planejar e aplicar todas as ideias construídas através da análise.
Entendemos, portanto, que empresas que reconhecem a importância estratégica dessa análise estão mais bem equipadas e alcançam vantagens competitivas duradouras.
Além disso, conseguem destacar-se no mercado através dos seus diferenciais e impactar o seu público.
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A análise de concorrência é uma etapa importante que desenvolvemos para os nossos clientes, onde conseguimos identificar novas estratégias e oportunidades.
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Texto escrito por Ana Gabriela Beling, Publicitária e Analista de Conteúdo na Agência S3 - Formada em Publicidade e Propaganda pela Uniritter - 2023