Funil de Vendas do Instagram: Conheça e aumente o seu Faturamento! | Blog - Agências3 - Agência de Publicidade Porto Alegre Whatsapp
22/02/2024

Funil de Vendas do Instagram: Conheça e aumente o seu Faturamento!

O Instagram se estabeleceu como uma ferramenta poderosa para a prospecção de clientes, especialmente quando combinada com estratégias eficazes de Funil de Vendas. Neste blog, exploraremos de forma resumida como você pode utilizar o Instagram para prospectar clientes, empregando conteúdo assertivo e impulsionamento pago para aumentar o seu faturamento. 

 

O que é um Funil de Vendas? 

Um Funil de Vendas é a representação da jornada que um indivíduo percorre até se tornar efetivamente um cliente de uma empresa. Ele é dividido em três etapas: Topo, Meio e Fundo. 

 

Etapas do Funil: 

a) Topo: Na fase inicial, o objetivo é transformar o visitante em potencial cliente e em um "seguidor" da página. Estratégias eficazes para esta etapa incluem vídeos impulsionados, seja via Reels ou Feed, que possuem um alcance maior. Através do tráfego pago, é possível atingir visitantes fora da "bolha" da rede social, aumentando a visibilidade da sua página. 

b) Meio do funil: Uma vez que o visitante já conhece e segue a nossa página, a comunicação nesta fase é focada em oferecer os benefícios e transformações que o produto ou serviço pode proporcionar a ele. Impactamos o meio do funil através de publicações no Feed, conteúdo em formato de blog e Stories, que mantêm o interesse do público e o engajam ainda mais. 

c) Fundo do Funil: Nesta etapa, o visitante está ciente do nosso produto ou serviço, e podemos oferecer diretamente a ele. Encaminhamos o visitante para uma página de captura ou disponibilizamos um canal de contato, como o WhatsApp, para uma interação mais direta e comercial. 

 

Existem etapas anteriores que ajudam a potencializar os resultados em cada etapa do funil. Aconselho uma leitura: 5 passos essenciais antes de iniciar uma campanha de tráfego pago e a Importância da criação de uma Landing Page; 

Links: 

https://www.agencias3.com.br/blog/5-passos-essenciais-antes-de-iniciar-uma-campanha-de-trafego-pago 

https://www.agencias3.com.br/blog/a-importancia-de-uma-landing-page-projetada-para-sua-campanha-do-google-ads 

 

Execução na PRÁTICA – Funil Simples e com Resultados 

Vamos agora abordar uma execução prática do Funil de Vendas do Instagram, que pode ser implementada de forma simples e eficaz para gerar resultados tangíveis: 

a) REELS – Vídeo de Alto Impacto com Investimento em ALCANCE: 

Utilize vídeos de alta qualidade para criar impacto visual e emocional. O objetivo é alcançar o maior número de pessoas possível, com um filtro básico de segmentação. Recomendamos a criação de pelo menos 3 vídeos. Lembre-se: um cliente potencial geralmente necessita de cerca de 8 impactos visuais para se sentir compelido a agir no call to action. 

 

Carrossel - Postagens com conteúdo Chamativo 

O Carrossel está de volta com muita força para essa etapa inicial de funil. Impulsionamento focado em alcance. 

 

b) Feed + Dark POST: 

Após o engajamento inicial com os REELS e CARROSSEL, é hora de impactar novamente aqueles que demonstraram interesse, especialmente aqueles que assistiram aos vídeos até o final. Utilize o Feed para oferecer informações detalhadas sobre seus produtos ou serviços, incluindo benefícios e diferenciais. Além disso, experimente Dark Posts para direcionar mensagens específicas para segmentos de público-alvo, mantendo assim um diálogo direcionado e personalizado. 

c) Stories – Chamada Ativa de Venda: 

Nos Stories (impulsionando ou não), faça chamadas ativas de venda, destacando ofertas, promoções e vantagens exclusivas para os seus seguidores. Utilize anúncios dinâmicos que incentivem a ação imediata, direcionando o público para uma Página de Captura ou fornecendo um número direto de WhatsApp para contato. Seja transparente com relação aos preços e ofertas, criando um senso de urgência e valor para o cliente. 

 

Conclusão:  

Utilizar o Instagram como uma ferramenta de prospecção de clientes através do Funil de Vendas é uma estratégia poderosa para aumentar o faturamento da sua empresa. Ao compreender e aplicar as diferentes etapas do funil, combinadas com conteúdo assertivo e impulsionamento pago, você pode maximizar o potencial de conversão e gerar resultados significativos para o seu negócio. 

 

Glossário deste Blog:   

  • Landing Page:  É um site com o objetivo de conversão. Normalmente apresenta um problema e informa a solução do mesmo;   
  • REELS: O Reels é um recurso do Instagram que permite publicar vídeos curtos, de até 1 minuto de duração, com efeitos visuais, músicas e outros recursos. Os Reels podem ser filmados no Instagram ou externamente e depois carregados na rede. 
  • Dark Post:  Anúncio que não aparece em seu feed de publicações. Como assim? Um dark post é exibido apenas aos usuários que você desejar, no entanto, ao navegar pelo seu próprio perfil do cliente a postagem não aparece. 
  • Call to action: É um texto que convida e estimula o leitor a fazer algo. Pode ser, por exemplo, baixar um material de graça, se inscrever para receber uma newsletter, comprar ou testar um produto.   
  • Tráfego Pago: Técnica de marketing digital em que você paga para ter o seu site exibido nos resultados de busca ou em outras plataformas de publicidade online.   

 

Autor: Santiago Andres, Publicitário, sócio fundador da Agência S3 - Formado em publicidade pela ESPM-RS e Pós-Graduado pela mesma instituição. 14 anos como head de atendimento da Agência S3 – Porto Alegre RS.