Saber como analisar métricas é essencial para analisar a performance dos seus conteúdos. Além disso, também é muito importante conhecer quais indicadores escolher na hora de fundamentar suas análises.
Tendo consciência que temos inúmeros indicadores, nesse blog vamos listar uma série de métricas que irão ajudar você na hora de acompanhar seus objetivos, sendo elas as mais usadas e que podemos considerar as principais para muitas estratégias.
ALCANCE
Representa o número de pessoas que viram sua publicação. No Facebook, o algoritmo da tem limitado cada vez mais o alcance das publicações, visto que a quantidade de conteúdos e pessoas dispostas a colocarem dinheiro ali aumentou significativamente.
O alcance é uma das métricas compõe a taxa de envolvimento e através dele é possível saber se o seus conteúdos estão tendo um bom engajamento, já que não adianta as suas publicações chegarem para um grande número de pessoas se elas não chama a atenção do público.
PESSOAS
Esta métrica mostra dados sobre públicos. É essencial para entender com quem você está conversando, indicando informações como idade, sexo, localização, entre outros.
Ela ajuda na medida que você sabe se as suas estratégias estão atingindo as pessoas certas, e caso o seu público ainda não esteja definido, também é possível que esse indicador mostre quem tem tendência a se interessar pelo seu conteúdo.
ENVOLVIMENTO
Mais importante do que alcançar muitas pessoas, é ter um bom nível de envolvimento. Essa métrica relaciona o número de pessoas alcançadas e quantas delas se envolveram com a publicação. Tendo a fórmula:
ENVOLVIMENTO = Alcance / Interações
Sendo interações os comentários, curtidas, reações e compartilhamentos de uma publicação.
É importante ter em mente que vale mais ter um alcance de 1.000 pessoas e ter 100 pessoas envolvidas, do que um 1.000.000 de alcance e 10 pessoas que interagiram com seu conteúdo e que realmente se sentiram atraídas por ele.
TRÁFEGO
Sendo possível analisar através do Google Analytics, esta métrica é essencial para quem tem estratégias de marketing de conteúdo. O tráfego indica quantas pessoas estão chegando no seu site ou blog através das redes sociais.
TAXA DE CONVERSÃO
Ainda dentro do Google Analytics, é possível analisar quantas pessoas estão realmente em contato com sua empresa, ou seja, a taxa de conversão. Ela pode ser traduzida de acordo com seus objetivos, tendo conversão como o número de visitantes que viraram clientes, compraram um produto na sua loja virtual, entre outros.
ROI
ROI é a sigla para “Return Over Investiment”, que traduzindo significa retorno sobre investimento. Essa métrica deve ser usada em todas estratégias que envolvem aplicação de um verba, visto que é muito importante para controlar gastos e evitar desperdício de dinheiro. Tem como fórmula:
ROI = (lucro do investimento – custo do investimento) / Custo do investimento
CURTIDAS
Essa com certeza é uma das métricas mais polêmicas. Também conhecida como “métrica de vaidade”, muitas pessoas focam suas estratégias e definem objetivos em cima de conseguir curtidas em sua página.
O que você precisa ter em mente é que essa pode ser uma boa métrica, contanto que ela seja usada em conjunto com outras, mas analisá-la individualmente pode ser muito arriscado.
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