Nos últimos anos, foi possível perceber que todos os meses tem suas respectivas cores: setembro amarelo, outubro rosa, novembro azul e muitos outros. Normalmente, atribui-se uma cor a uma questão social importante, na maioria das vezes relacionada à saúde. Isso leva o nome de campanha de conscientização, que são iniciativas em prol de causas que precisam de atenção. Campanhas de conscientização são muito eficazes em seus propósitos justamente pela aceitação de seus temas pela sociedade, frequentemente as campanhas são relevantes, fazendo com que a adesão seja massiva. Elas buscam um tom humanizado, são sazonais e funcionam como uma campanha de marketing social.
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Mas o que é marketing social?
Esse é um conceito que nasceu em 1970, quando Philip Kotler e Gerald Zaltman notaram que além de vender produtos, o marketing também atua como disseminador de atitudes, causas e comportamentos. O marketing social é um conjunto de iniciativas realizadas por uma empresa com fins sociais sem pensar em comercializar algo. Ele não foca na venda de produtos ou serviços, mas preza pela promoção das empresas por meio de ideais e ações sociais. As principais causas apoiadas por esse tipo de marketing são relacionadas à saúde, educação, meio-ambiente e causas sociais.
Uma pesquisa realizada pelo Instituto Ethos mostra que 50% dos consumidores brasileiros se declararam adeptos da prática de apoiar empresas com base na sua participação social. Além disso, a pesquisa revela que 24% dos consumidores buscam comprar produtos ou contratar serviços de empresas que buscam ter responsabilidade social em detrimento daquelas que não tem essa preocupação.
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Novembro azul, agora é sua vez.
As campanhas de conscientização sobre o câncer de próstata, também conhecidas como Novembro Azul, são um ótimo exemplo de marketing social. Ela busca reforçar a importância do diagnostico precoce e a prevenção do câncer de próstata. A cor foi escolhida de forma estratégica, afinal, é o segundo tipo da doença mais comum entre os homens brasileiros. As maiores vítimas são homens a partir dos 50 anos. A visibilidade do Novembro Azul é muito importante dada a força dessas campanhas na internet. A opinião pública e a imagem das empresas são construídas por esse tipo de ação social. Por isso, não é raro ver empresas promovendo atividades com seus colaboradores, proporcionando palestras e comemorações, iluminando prédios e mudando as cores da marca pelo período da campanha.
Texto por Marília Bede, graduanda em jornalismo e Assistente de Conteúdo na Agência S3.