Para entender como funciona, primeiro é necessário entendermos o que é WebVitals. Os Web Vitals são métricas que colaboram para o Google fornecer alguma direção unificada sobre o que considera o pilar de uma excelente experiência para o usuário final. A existência dos Web Vitals do Google não é nenhuma novidade e,além disso, diversas ferramentas ajudam a diagnosticar e buscar agir nas melhorias de um site. Porém, a novidade que foi anunciada em maio de 2020 é o subconjunto de Web Vitals, o Core Web Vitals.
Leia também: Você vende muito mais com um site atualizado e planejamentonas redes sociais.
E afinal o que é Core Web Vitals?
O nome Core Web Vitals em tradução livre significa Principais Sinais de Vida na Web. Eles são um subconjunto de Web Vitals que se aplicam a todos os sites e todas as páginas deste site. As métricas Core Web Vitals chegaram para ser utilizadas com as demais métricas que envolvem os sinais de pesquisa para experiência. Elas estão relacionadas diretamente com os fatores de ranqueamento nos resultados orgânicos. As métricas que formam o Core Web Vitals vão evoluindo conforme o tempo e as novas tecnologias que estão para surgir. O conjunto atual está concentrado em três aspectos relacionados com a experiência do usuário: Carregamento (LCP), Interatividade (FID) e Estabilidade Visual (CLS) e inclui as seguintes métricas:
Carregamento (LCP): A sigla LCP significa Largest Contentful Paint, que mede o desempenho do carregamento do conteúdo principal da página. Para que a experiência seja satisfatória para o usuário, é recomendável que o LCP aconteça dentro de 2 segundos e meio após o início do carregamento da página. Se as animações forem lentas,com imagens que demoram demais para carregar, o Google pode punir no ranqueamento.
Interatividade (FID): O First Input Delay mede a interatividade. Cada vez que o usuário interage em um site, existe um tempo de espera para que a ação que foi solicitada ocorra, isso é o FID. Uma experiência de uso satisfatória deve ser menor que 100 milissegundos. Se clicando em um botão do site o tempo de resposta do servidor for lenta, é mais uma perda de pontos no ranqueamentodo Google. Este é um indicador chave de desempenho, afinal quanto mais rápido um site carrega e é funcional, maior são as chances de o usuário permanecer na página.
Estabilidade Visual (CLS): O Cumulative Layout Shift é a quantidade decoisas que se movem na tela enquanto o site está carregando. Ele é uma combinação totalmente nova de métricas que determina a estabilidade visual do seu site, medindo quantas vezes os elementos (texto, imagens, arquivos de áudio, vídeos, etc..) saltam na tela enquanto carregam.
E quais ferramentas posso usar para medir o Core Web Vitals?
Segundo o Google o Core Web Vitals é essencial para todas as experiências de usuáriosna internet. Com base nisso, traz essas métricas para todas as ferramentas conhecidas. O Chrome User Experience Report coleta todos os dados para análise de cada métrica do Core Web Vitals. Esses dados permitem que os responsáveis pelo site consigam avaliar rapidamente o desempenho sem necessitarde uma ferramenta externa, afinal os relatórios são fornecidos através do Google Page Speed Insights e do Google Search Console.
Leia também: Você online! Muito além de vendas, é necessário uma presença online!
O Core Web Vitals já chegou!
O subconjunto foi anunciado em maio de 2020 e neste mês (junho) será implantado de forma efetiva. Se o site estiver à frente nessas mudanças aumentam as chances de ganhar pontos e também de metrificar melhorias.
E o seu site, já aderiu ao Core Web Vitals?
Aqui na Agência S3, nós trabalhamos com projetos de Web Personalizados, inclusive produção e manutençãode sites. Vamos conversar sobre o seu novo site? Clique aqui
Texto por Marília Bede, graduanda em jornalismo e Assistente de Conteúdo na Agência S3.