Ter presença digital é importante nos dias de hoje, principalmente nas redes sociais. Mas, muito mais do que estar presente em todos os lugares, é preciso saber qual tipo de conteúdo postar em cada rede.
Abaixo, explicamos os formatos e o funcionamento de cada rede social, para ajudar você a construir conteúdos mais assertivos e estratégicos. Continue lendo e confira!
As redes sociais como estratégia de marketing
Cada vez mais vemos o quanto as redes sociais estão presentes na vida das pessoas. Uma pesquisa realizada pela NordVPN afirma que o Brasil é o terceiro país que as pessoas mais utilizam as redes sociais, passando em média cerca de 3 horas e 47 minutos conectado.
Em razão disso, muitas empresas já entenderam que estar presente em redes sociais como Instagram, Facebook, Twitter e Linkedin, permite uma aproximação maior com seu público-alvo e uma comunicação mais rápida com seus possíveis clientes.
As principais redes sociais
Para entender como cada rede social funciona, primeiro é preciso conhecer quais são as mais utilizadas pelos usuários. Apesar de algumas serem mais antigas do que outras, elas ainda seguem sendo as preferidas do público.
Criado em 2004, o Facebook já conquistou milhões de usuários ao longo dos anos. Uma pesquisa realizada pela Revista Forbes aponta que pessoas com mais de 55 anos estão presentes nessa rede, sendo o público de maior relevância.
Mas isso não quer dizer que não existam outras faixas etárias dentro da plataforma, principalmente quando as interações de comunidades, páginas e grupos, ainda segue forte nesta rede social.
O Facebook permite vários tipos de conteúdos, desde fotos e vídeos, a gifs e links externos, sendo uma possibilidade maior para os criadores de conteúdo.
Dos mesmos donos do Facebook, o Instagram é considerado hoje a rede social mais popular do momento. Mesmo sendo mais jovem em relação a outra plataforma, é o tipo de rede social que possibilita um conteúdo mais amplo com fotos e vídeos, além ainda de stories em tempo real e a opção de IGTV.
Considerada a rede social de uso profissional, engana-se quem acha que o Linkedin também não é uma plataforma para criar conteúdo.
Apesar do tom mais formal, seu uso é bastante simples, deixando o usuário livre para postar vídeos, fotos, anexos em PDF, links e textos sobre assuntos relacionados à gestão, empreendedorismo, carreira e mercado de trabalho.
Para quem busca se informar através de notícias rápidas e trends do momento, o Twitter é ideal. A plataforma tem o intuito de ser uma rede social com limitador de caracteres com a junção de fotos, vídeos, gifs e links externos.
Ganhando destaque nos últimos anos, o Pinterest é uma rede social onde os usuários buscam inspirações diariamente. Através de fotos e vídeos, ele permite ainda o uso de links externos para melhor direcionamento do conteúdo e a criação de álbuns com referências de ideias sobre variados assuntos.
Tik Tok
O Tik Tok surgiu recentemente, mas já ganhou seu espaço entre os usuários. Conhecida por ser uma plataforma apenas de vídeos, o criador de conteúdo explora esse universo estando por dentro das trends, criando vídeos criativos e dinâmicos.
Agora que você já entendeu como cada rede social funciona, que tal começar a criar conteúdos estratégicos nessas plataformas?
Na Agência S3 trabalhamos com o gereciamento das redes sociais através de conteúdos focados no público-alvo, explorando os principais formatos de cada rede, de maneira a manter o usuário engajado.
Entre em contato conosco e saiba mais!
Texto por Nathália Merch, graduanda em Publicidade e Assistente de Conteúdo da Agência S3.