A inserção de blogs em sites institucionais tem sido fundamental para a geração de conteúdos e como ferramenta de engajamento dos públicos atingidos. Escrever sobre um assunto é sempre uma boa escolha, pois a dimensão que isso pode chegar é gigante! Assim, escrevendo sobre um assunto pode-se virar referência sobre isso. Os potenciais clientes veem você como alguém que sabe o que está falando e passam a confiar mais na sua marca.
Com esse conteúdo postado com frequência, faz com que sua empresa tenha muito mais páginas indexadas no Google do que um website comum, ou seja, caso alguém procure algo relacionado com a sua área a sua empresa vai vir primeiro. Além disso, aumenta a probabilidade de outros sites colocarem links para o seu site, o que ajuda você a se posicionar melhor no Google e a receber mais visitas organicamente.
A maioria dos blogs tem espaços para comentários. Incentivar essa conversa é uma nova forma de criar relacionamento com seus cliente. Esse espaco ajuda, também, a tirar diversas ideias para novos posts, aprender coisas novas a partir da experiência de outras pessoas e receber opiniões para seu blog, sua empresa e seus produtos.
O blog ajuda muito nos casos em que o cliente abordado ainda não está no momento ideal de compra. Assim, ao atraí-lo para o seu site, o cliente pode continuar em contato contínuo com a sua empresa mesmo que não tenha comprado o seu produto ou serviço. Dessa forma, você vai estabelecendo a confiança aos poucos e o cliente já terá a sua marca em mente quando finalmente decidir que é a hora de comprar.
Diferentemente de uma propaganda de TV, um banner em um site de terceiros ou um flyer entregue no semáforo, o blog é um ativo permanente. Se você deixar de investir na propaganda, não terá mais a presença nesses canais. Se você deixar de escrever no blog, no entanto, os links de indicação e a autoridade das suas páginas perante o Google continuam e, assim, sua empresa continua recebendo tráfego para o site de forma gratuita.