O movimento Outubro Rosa tem o objetivo de divulgar informações sobre o câncer de mama e fortalecer as recomendações sobre a prevenção, diagnóstico precoce e rastreamento da doença. A campanha surgiu nos anos 90 nos Estados Unidos, quando o laço cor-de-rosa foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura. Desde então o movimento acontece anualmente e se espalhou pelo mundo todo, tendo o laço rosa como símbolo.
O câncer de mama é o que mais acomete mulheres em todo o mundo, tanto nos países em desenvolvimento quanto nos países desenvolvidos. Dados do Instituto Nacional do Câncer mostram que no ano de 2020 foram confirmados cerca de 2,3 milhões de casos novos no mundo todo. No Brasil foram estimados 66.280 casos novos de câncer de mama em 2021, com um risco estimado de 61,61 casos a cada 100 mil mulheres, além disso ocupa a primeira posição em mortalidade entre as mulheres.
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Marketing no Outubro Rosa
No mês de outubro são realizadas campanhas de marketing que incentivem a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama. Além de ser uma ferramenta de conscientização para mulheres, também traz visibilidade aos profissionais da saúde. De acordo com o Google, assuntos relacionados aos cuidados de saúde estão entre os mais procurados durante todo o ano, mas em outubro, acontecem picos de procura por palavras-chaves como “câncer de mama”, “autoexame” e “Outubro Rosa''. Segundo dados levantados pelo Instituto Brasileiro de Controle do Câncer, na comparação entre outubro de 2016 e o mesmo mês em 2017 houve um crescimento de 1,74% nas buscas por consultas com mastologistas. As campanhas de marketing alusivas ao Outubro Rosa contribuem para a conscientização das pessoas e são um alerta sobre o câncer de mama. O engajamento que as ações de marketing proporcionam ajudam mulheres com dificuldades relacionadas à prevenção, diagnóstico, desinformação e efeitos colaterais do tratamento.
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Qual o papel das empresas?
Ações de marketing servem de inspiração, portanto investir em campanhas que apoiam o Outubro Rosa podem ser bem sucedidas e incentivar mulheres na prevenção do câncer de mama. Desenvolver uma campanha alusiva ao mês é muito mais do que um post nas redes sociais e distribuição de fitas rosa para os colaboradores. E-mail marketing com dicas de prevenção da doença, desenvolver conteúdo para web como vídeos, artigos e podcasts com o tema são apenas alguns dos materiais que você pode disponibilizar para seus clientes e gerar conscientização. É importante também pensar em ações de endomarketing para que as colaboradoras da empresa, criar ciclos de debate com profissionais da saúde que possam esclarecer dúvidas sobre a doença e buscar formas de apoiar e acolher as mulheres que tenham ou possam estar enfrentando o câncer de mama e investir em uma decoração rosa.
Texto por Marília Bede, graduanda em jornalismo e Assistente de Conteúdo na Agência S3.