Porque sua empresa precisa de uma FanPage no Facebook | Blog - Agências3 - Agência de Publicidade Porto Alegre Whatsapp
10/01/2018

Porque sua empresa precisa de uma FanPage no Facebook

Sua empresa usa um perfil no Facebook? Descubra por que é muito melhor ter uma fanpage do que um perfil e migre para uma agora mesmo

Uma fanpage (ou página do Facebook) é uma página criada especialmente para ser um canal de comunicação com fãs dentro da rede social (fan page = página para fãs, em tradução literal).

Diferente de perfis, as fanpages são espaços que reúnem pessoas interessadas sobre um assunto, empresa, causa ou personalidade em comum sem a necessidade a aprovação de amizade. É o fã que escolhe se vai ou não seguir as atualizações de determinada página.

As fanpages são canais de comunicação muito valiosos para empresas. Imagine que no passado você precisava investir em algum canal de televisão, um jornal ou uma estação de rádio para se comunicar com seus potenciais clientes.

A fanpage faz um papel parecido. É como se você tivesse um espaço na TV, jornal ou rádio, mas com opção gratuita e um alcance muito maior do que qualquer outro veículo. Isso porque o Facebook já reúne 8 em cada 10 brasileiros!

 

Por que usar uma fanpage e não um perfil? Destacaremos motivos para sua empresa ter uma página e não um perfil. São eles:

1. Barreiras legais

O Facebook deixa claro em seus termos de serviço que cada um pode ter um único perfil e que esse deve ter caráter pessoal. Isso quer dizer que qualquer perfil de empresa está ferindo os termos de serviço e, portanto, pode ser removido a qualquer momento.

Com certeza não seria nada legal para sua empresa trabalhar conquistando uma base de amigos e depois perder isso.

2. Limite de conexões

Os perfis possuem um limite máximo de 5 mil amigos. Sabemos que 5 mil não é um número baixo, mas também não é nada impossível alcançá-lo.

Fanpages para empresas não possuem nenhuma restrição no número de fãs.

3. Fanpages para empresas podem ter abas personalizadas

Apenas uma fanpage permite que você edite abas com o conteúdo que quiser. É possível colocar fotos, vídeos, fóruns de discussão, informações sobre produtos específicos, eventos e avaliações de usuários.

Além disso tudo, ainda é possível criar um aplicativo próprio caso você precise de alguma funcionalidade não oferecida.

Com isso, você pode customizar ainda mais, criando abas para downloads, cardápio, promoções, concursos e outros.

4. Marcações e check-ins

Seus fãs e outras fanpages podem mencionar publicamente sua página. Em um perfil pessoal, isso só pode ser feito por seus amigos.

Marcações podem ser feitas em praticamente toda atualização no Facebook (fotos, vídeos, links, status etc.), ou seja, definitivamente é algo benéfico para toda página que deseje aumentar sua base de fãs. Ser mencionado é sempre uma forma de aumentar o engajamento e a interação não só entre seus fãs mas também entre outras páginas.

Se sua página tiver um local físico, as pessoas podem fazer check-in e mencionar que estão nesse seu local, como um restaurante, um bar ou um hotel, por exemplo. Em perfis pessoais isso é impossível.

5. Calls-to-Action

Outra vantagem que uma página tem sobre um perfil é a possibilidade de criar um botão de call-to-action para inserir na fanpage.

Esses botões incentivam o usuário a clicar e realizar uma ação, como o próprio nome sugere.

Há vários tipos de calls-to-action disponíveis para serem inseridos em sua fanpage.

 

6. Análise de dados

Uma página de fãs oferece a opção de relatório, que apresenta importantes dados sobre os fãs (como localização, idade, idioma e sexo) e a repercussão da página (quantas pessoas visitaram, quais os posts mais comentados, quantas fotos e vídeos foram vistos etc.).

Todas essas informações são inacessíveis para quem tem apenas um perfil.

 

7. Acesso múltiplo

Uma das vantagens de ter uma fanpage é o fato de que ela pode ser administrada por diversas pessoas simultaneamente. Além disso, você pode se manter conectado em seu perfil pessoal ao mesmo tempo.

Há níveis de hierarquia em que cada função possui um maior limite de poder sobre as outras. São elas: administrador, editor, moderador, anunciante e analista.

8. Anúncios

Ao administrar uma fanpage, sua empresa tem a possibilidade de criar uma extensa gama de anúncios para atingir uma maior audiência ou para promover ofertas específicas.

Você pode escolher também um tipo específico de objetivo para a campanha e otimizá-la para atingir esses resultados:

•Impulsionar suas publicações

•Promover sua página

•Enviar pessoas para o seu site

•Aumentar conversões no seu site

•Obter instalações para seu aplicativo

•Aumentar o envolvimento com seu aplicativo

•Alcançar pessoas próximas à sua empresa

•Aumentar a participação no seu evento

•Fazer as pessoas obterem sua oferta

•Obter visualizações do vídeo

9. Facebook Business

O Facebook Business ou Gerenciador de Negócios é uma ferramenta usada para o gerenciamento de acesso às contas de anúncios e fanpages. O Gerenciador de Negócios é orientado para empresas que necessitam conceder múltiplas e diferentes permissões para um número vasto de usuários. Resumidamente, o Gerenciador de Negócios permite:

• Gerenciar o acesso às páginas e contas de anúncios: para saber com clareza quem teve acesso às suas páginas e contas de anúncios, e retire ou modifique as permissões;

• Manter suas atividades profissionais em separado: para obter acesso às páginas e contas de anúncios sem a necessidade de ter que adicionar seus colegas de trabalho como amigos no Facebook.

 

O contraponto: a solicitação de amizade

É possível tentar criar outras formas de alavancar o número de fãs e driblar um pouco esse problema. Uma delas é criando promoções e sorteios.

Outra forma de atrair mais gente é promovendo sua página por meio do Facebook Ads. É incrível a quantidade de opções existentes e a possibilidade de segmentação ao anunciar no Facebook.

Nenhuma dessas formas é equivalente a solicitar a amizade, mas sem dúvida valem mais a pena que correr o risco de perder a conta, ter número limitado de amigos, página padrão e nenhuma ferramenta de análise de dados, que é o caso do perfil.