Um bom posicionamento começa com uma junção de fatores, que em conjunto farão com que sua marca se destaque entre os concorrentes. Contudo, muitas pessoas desconhecem o termo posicionamento, associando o significado a algo complicado e inalcançável.
Mas apesar de parecer difícil em um primeiro momento, um posicionamento forte se detém em 4 pontos: identidade visual, linguagem, propósito e humanização.
No texto abaixo, explicamos detalhadamente cada um deles, para ajudar você a entender e identificar em qual ponto está falhando no seu posicionamento. Continue lendo e confira.
Mas afinal, o que é um posicionamento?
Posicionamento nada mais é que a forma como a sua empresa quer ser vista e lembrada pelas pessoas. Seja em um post nas redes sociais, um logotipo estampado em uma camiseta ou as cores da sua marca presentes em algum material gráfico.
Independente de onde ou como, o posicionamento ocorre quando as pessoas enxergam a sua marca e entendem a mensagem que você gostaria de passar.
É importante, contudo, ficar atento em como a sua empresa age (no mundo real) e como ela diz agir (através dos seus conteúdos online), uma vez que é preciso que o posicionamento seja o mesmo dentro e fora do digital.
Mas para quem está começando a criar um posicionamento na internet, é importante se atentar ao propósito da marca, a identidade visual, ao fator de humanização nas redes sociais e a linguagem a ser utilizada para conversar com seu público.
Identidade visual
Definir a identidade visual da sua marca, será o ponto de partida para se comunicar com seu público. Ao escolher elementos, cores, tipografia, slogan e outros materiais de divulgação, que estejam alinhados à missão, visão e valores da empresa, será muito mais fácil de atrair e ser lembrado pelo cliente.
Essa etapa do processo de construção do posicionamento é importante, uma vez que será a partir dela que todos os outros pontos irão se complementar.
Propósito
Onde você quer chegar? Qual é a perspectiva de futuro da sua marca?
Ter um propósito bem estabelecido fará com que seu posicionamento esteja em níveis iguais às suas pretensões futuras, impedindo que ele se perca ao longo do caminho.
O importante é ter uma visão clara e estabelecida de onde você quer chegar e o que deseja construir ao longo do processo.
Linguagem
Apesar de não ser um fator determinante para o posicionamento, uma linguagem que condiz com a marca e a sua mensagem é essencial na hora de se comunicar.
Seja de maneira formal ou informal, o tom de voz atribuído na comunicação nas redes sociais, por exemplo, fará com que seu público sinta-se mais próximo, gerando identificação.
Humanização
Assim como a linguagem tem o poder de criar um vínculo com quem consome os conteúdos da sua marca na internet, a humanização também.
É essencial que seu público conheça quem é a autoridade por trás de cada conteúdo feito nos diversos canais em que a marca está presente, atraindo, gerando conexão e familiaridade.
Um bom posicionamento é construído a cada dia com estratégia e foco no cliente. Ao entender quais são suas dores e como isso pode te diferenciar dos seus concorrentes, sua marca estará pouco a pouco passando a sua mensagem.
Como está o seu posicionamento no digital? Se você gostou de entender um pouco mais sobre o que é e como ter um bom posicionamento, não deixe de acompanhar nossos conteúdos nas redes sociais.
Texto por Nathália Merch, graduanda em Publicidade e Assistente de Conteúdo da Agência S3.