No mês de maio comemoramos o dia do profissional responsável pela “alma do negócio” de toda organização: o profissional de Marketing!
Quando o assunto é marketing e mercado de trabalho, não é novidade para ninguém que essa área tem crescido cada vez mais, chegando a ser cogitada como a “profissão do futuro”, principalmente depois do avanço da tecnologia e da internet. Desde a sua expansão, o marketing vem ganhando novas tendências de mercado e, consequentemente, novas oportunidades de atuação para os profissionais da área.
Por que o Marketing é tão atraente?
Na era digital, imaginamos que o motivo seja a quantidade de anúncios publicitários que temos contato todos os dias. Mas a verdade é que, devido às mudanças no comportamento de consumo das pessoas, surgiram novas formas de se comunicar. Dessas novas formas de se comunicar, emergiram oportunidades e necessidades.
Com isso, as empresas passam a precisar de planejamentos de marketing cada vez mais estratégicos para se tornarem bem-sucedidas, incluindo a gestão da marca e a conexão com o consumidor. Logo, o mercado de trabalho começa a exigir profissionais com novas habilidades e certificações.
Essa exigência torna o mercado de trabalho cada vez mais disputado, cabendo ao profissional de marketing encontrar seus diferenciais e saber explorar as oportunidades que podem impulsionar um negócio. Pode-se dizer que esta é sua principal função e um dos maiores motivos para a gestão de marketing estar em alta como profissão, especialmente em tempos de pandemia.
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Funções do profissional de Marketing
Ok, sabemos que regras do jogo mudaram no diz respeito ao marketing em si, e que o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo para esta área. Mas na prática, exatamente o que um profissional de marketing faz? Dentre as inúmeras funções, trouxemos as principais:
Oportunidades de carreira no Marketing
O mercado de marketing é amplo e está sempre crescendo. Com a pandemia, foi uma das áreas que mais expandiu e carece de profissionais para atuar nas suas mais variadas vertentes.
Vale ressaltar que nesse setor existem vários tipos de cargos e áreas de atuação. Cada um deles contribui para fazer a estratégia de marketing acontecer e gerar resultados para a empresa. Abaixo, confira as 5 opções de carreiras que separamos e veja qual se encaixa melhor em suas habilidades:
Comunicação Interna
O profissional de marketing que seguir essa carreira será responsável por realizar as ações e produzir os materiais de comunicação voltados para o público interno da organização, mais conhecido como endomarketing. Quando as ações de comunicação envolvem atuações maiores e necessitam especialistas, (como agências de publicidade por exemplo), geralmente este é o profissional que realiza a interface entre a organização e a empresa contratada.
Inbound Marketing
Com a era da informação, não é de se espantar que o marketing tradicional passaria por evoluções. O Inbound Marketing (também conhecido como Novo Marketing) é focado em desenvolver estratégias digitais para atrair e reter clientes. Os profissionais engajados nessa área de atuação serão responsáveis por mapear a jornada do cliente e direcionar o planejamento de marketing de conteúdo, geração de leads, e-mail marketing e campanhas de mídia e performance.
E-commerce
Nas plataformas e comércio online, o profissional de marketing será responsável por acompanhar e analisar os dados de todo o processo de promoção e vendas de produtos. Com as informações coletadas, a partir das ferramentas da própria plataforma o profissional deverá encontrar defeitos na estratégia e incorporar novas soluções.
Conteúdo
Para motivar desconhecidos a se tornarem visitantes, e visitantes a se tornarem clientes, é preciso produzir conteúdo. Nessa função, o principal objetivo do profissional de marketing é produzir conteúdo relevante, capaz de atrair a persona de forma natural e espontânea para o funil de conversão.
O conteúdo pode ser produzido para redes sociais, blogues, e-mail marketing, ebooks, anúncios, podcasts... E para cara canal digital, o profissional precisa desenvolver uma habilidade diferente.
Desenvolvimento de produto
Aqui o profissional de marketing é responsável por identificar as necessidades dos consumidores e criar (ou renovar) produtos e serviços para atendê-las.
Desenvolver a estratégia de comercialização, elaborar pesquisas de mercado, definir prazos dos lançamentos e ouvir os clientes para obter insights também faz parte da rotina de trabalho do profissional que atua nessa área.
Essas são apenas algumas das tantas outras opções de carreira que o Marketing oferece. O setor tem espaço para as mais variadas habilidades, funções e títulos. Basta identificar a área que você gosta mais e investir nas habilidades necessárias para ingressar nela!
Embora a Agencia S3 seja uma agência de publicidade, sem marketing nós não estaríamos há 11 anos criando conexões. Por isso, muito dos nossos cargos precisam das habilidades de um bom profissional de marketing! Dê uma olhada na página de carreiras em nosso site e acompanhe nossas redes sociais! Estamos sempre buscando novos talentos para somar no nosso time!
Texto por Victória Elisa Thoen, administradora, mercadóloga e Líder de Conteúdo na Agência S3.