Setembro inicia com a campanha nacional do Setembro Amarelo. Um mês para falar sobre a vida, e que momento adequado. Estamos vivendo em um momento único, um turbilhão de emoções, uma pandemia mundial. É tempo de valorizar a vida.
É preciso agir, conversar e se informar.
O dia 10 do mês de setembro é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a campanha acontece durante todo o ano e diversas empresas, órgãos públicos tem se engajado para que o assunto chegue a todos.
"São registrados cerca de 12 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de 01 milhão no mundo. Trata-se de uma triste realidade, que registra cada vez mais casos, principalmente entre os jovens. Cerca de 96,8% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias. " Fonte: https://www.setembroamarelo.com/
No site do CVV – Centro de Valorização da Vida você encontra diversas informações e encontra meio de comunicação para apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, número 188, e-mail e chat 24 horas todos os dias.
Compartilhar este conteúdo pode ser uma forma de prevenir o suicídio, alguém pode estar precisando de uma ajuda e há serviços especializados prestando este auxílio.
Compartilhe informações relevantes de fontes confiáveis.
Conversar pode salvar vidas.
No site oficial da campanha no Brasil você encontra diversas informações sobre o tema: https://www.setembroamarelo.com/
Cartilhas sobre suicídio informando como prevenir e reconhecer neste link: http://www.flip3d.com.br/web/pub/cfm/index9/?numero=14