As mudanças digitais e avanços tecnológicos impactam também na dinâmica da comunicação digital. Com o fato de que todos anos há diversas mudanças no mundo digital, é importante estarmos atentos que as estratégias de comunicação também mudam.
Por isso listamos algumas tendências que vem fortes para o ano de 2019.
CHATBOT
Esta é uma ferramenta que já é usada por muitas marcas e empresas, porém, não somente em 2019, a ferramenta se apresenta como tendência para os próximos anos. Os chatbots estão presentes em diversas páginas no Facebook e em sites pela internet. Eles são capazes de interagir com um cliente resolvendo diversas questões, sendo um agente que pode contribuir muito para desempenhar o papel de atendimento.
LIVES
As transmissões ao vivo (ou lives), já tem se apresentado como uma excelente ferramenta de geração de engajamento e já é usada por muitas pessoas. E com os resultados adquiridos através desta estratégia, a tendência é que em 2019 ela venha a ser mais utilizada do que já é.
BIG DATA
Esta é uma tecnologia que tem por objetivo obter e avaliar uma grande quantidade de dados para extrair informações. Esta tendência talvez não seja a mais usada em 2019, pois é uma ferramenta que ainda está sendo descoberta por muitos. Se usada juntamente com o chamado BI (Business Intelligence), é possível otimizar resultados e auxiliar consideravelmente na tomada de decisões em diversos aspectos da comunicação.
MARKETING DE INFLUÊNCIA
É uma tendência que promete crescer muito em 2019. O marketing de influência age por meio dos influencers, que consiste em gerar resultados através de pessoas influentes no meio digital que possuem alto engajamento, criando uma conexão entre os seguidores do influencer e a sua marca.
PESQUISAS POR VOZ
Esta é uma prática que ainda está em crescimento e que provavelmente não será um grande diferencial para 2019; porém, é importante atentarmos a esta ferramenta para os próximos anos. Assim, deve-se considerar que as pesquisas por voz possuem uma estrutura diferente da tradicional digitada, sendo mais conversacionais. Por isso, as estratégias de SEO devem ser adaptadas à este modelo de pesquisa