Todos os clientes, quando buscam os serviços de uma agência de publicidade, tem por objetivo uma coisa em comum: querem VENDER MAIS e VENDER MELHOR.
Uma das formas que usamos é um ter bom posicionamento no GOOGLE. O termo usado para isso é SEO – Serch Engine Optimization – que nada mais é um conjunto de técnicas que visam alcançar um bom rankeamento no Google.
Montamos um conteúdo para te ajudar a entender um pouco desta ciência e alguns passos básicos que devem ser tomados:
1. Fornecedor / Plataforma:
A primeira decisão é definir quem vai fazer o seu portal: agência, freelancer, programador, etc. A nossa sugestão é que busque empresas e fornecedores que não apenas digam que saibam fazer, mas que mostrem de 2 a 3 trabalhos reais e atuais.
- Faça uma busca e veja se é fácil de encontrar o fornecedor;
- Entre no site da empresa e verifique se o mesmo é rápido, se funciona bem tanto no celular quanto no computador;
- Veja as avaliações e comentários no Google e no Facebook;
- Acesse os sites feitos – busque, investigue.
Na Agência S3, nos posicionamos com “AGÊNCIA” de “PUBLICIDADE” e “PROPAGANDA”, visto que entregamos um pacote completo e não apenas um “SITE”.
As primeiras buscas são PAGAS via “GOOGLE ADS”, ou seja, não é o foco desse tipo busca.
2. Velocidade / Hospedagem / Certificado SLL / Imagens
Um dos principais pontos do RANKING do Google é a velocidade em que o site é aberto. O usuário entrar e não conseguir acessar o portal é um tiro no pé!
a) Escolha de hospedagem: contrate uma hospedagem boa para o seu portal. Se o portal for institucional e sem muitos acessos, podemos trabalhar com pacotes básicos, que são oferecidos pela King Host, por exemplo. Se for um site com muitos acessos, orientamos a ter um servidor semi-dedicado ou até mesmo dedicado.
Hospedagem Básica: King Host / Hospedagem dedicado
Observação: Não temos nenhum vínculo comercial com a King Host. É um dos fornecedores que usamos na hospedagem de sites. O motivo é apenas para mostrar um valor médio de investimento.
b) Imagens: de nada adianta contratar uma super hospedagem, uma super agência e colocar imagens gigantescas com 2MB, por exemplo. Todas as imagens devem ter o tamanho reduzido (limite 300kb). Na S3, geramos as imagens no tamanho correto, mas existem sites que podem te ajudar:
Sugerimos:I Love IMG
c) Certificado: ter um site seguro é importante. E isso é bem barato! Certifique-se na contratação da hospedagem. Ter o rótulo de “inseguro” no site pode gerar uma má impressão ao cliente, sem contar que se for um e-commerce, pode gerar perda de venda e faturamento.
3. Acessos no site / Tráfego
Precisamos gerar acessos no site para sermos reconhecidos pelos buscadores como referência e autoridade no assunto. Algumas formas de gerar acessos:
a) Redes Sociais: ter uma gestão de redes sociais com assuntos interessantes para o público alvo que encaminhe os acessos ao portal;
b) Blog: ter uma gestão de conteúdo com blogs que as pessoas realmente leiam. Distribuir esse blog nas redes sociais de forma “paga”, como através de newsletter, por exemplo, gerando assim acessos ao portal;
c) Fazer parcerias de conteúdo: um dos nossos fornecedores escreveu um texto sobre “Registro de Marca” e publicamos e distribuímos em nossas redes sociais.
Temos um texto no nosso Blog sobre o assunto, acesse no link: 7 Fatos e Curiosidades Sobre Registro de Marca
c) Vídeos / YouTube: o YouTube é uma ferramenta excelente, pois além de ser da família Google, há a possibilidade de inserção de palavras-chave na descrição.
d) Podcast: as buscas por áudio estão crescendo! Ter um canal de podcast com assuntos variados pode gerar acessos relevantes.
4. Atualização do site / SEO de página / Meta Descriptons
a) A atualização constante interfere diretamente no posicionamento. O Google vê com bons olhos se o seu portal traz boas informações e benefícios ao público-alvo em questão. Procure ter pelo menos 2 novidades mensais no portal;
b) SEO de Página: importante que as palavras-chave (keywords) estejam realmente conectadas com o conteúdo que a página está mostrando;
c) Meta Descriptions: mesmo que não seja um fator direto de posicionamento, uma meta description bem elaborada é importante na persuasão para o cliente entrar no seu site.
Meta Description é aquele texto que aparece nos resultados do Google:
5. Motores de Busca – Como funcionam?
a) Crawling: etapa realizada por robôs. Os buscadores rastreiam os conteúdos e são conhecidos como spiders. Eles seguem os caminhos que os links apontam em busca de atualização e de novas páginas. O robô do Google é o Googlebot;
b) Indexação: nessa etapa, as páginas são indexadas, ou seja, são organizadas de acordo com as informações que foram coletadas, tempo de carregamento, palavras-chave, etc;
c) Rankeamento: é a etapa que define quem vai aparecer primeiro. Ela acontece toda vez que alguém faz uma pesquisa. De acordo com a palavra-chave, o Google vasculha rapidamente as páginas que coincidam com o termo de pesquisa e que respondam a mesma.
Autor:
Santiago Andres,
Publicitário, Sócio fundador da Agência S3 - Formado em publicidade pela ESPM-RS e Pós-Graduado pela mesma instituição.
10 anos como head de atendimento da Agência S3 – Porto Alegre RS.