A especialidade de fazer anúncios na internet, muito chamada de “Tráfego Pago”, é um tipo de serviço muito interessante para atrair clientes para os mais diversos tipos de negócios de forma direta.
Um dos erros mais comuns que podemos observar é a criação de uma campanha de palavras-chaves, via Google ADS, em que o anunciante encaminha o possível cliente diretamente para a “HOME” do site. O ideal seria levar o usuário para uma página específica ou Landing Page que fale sobre o assunto que o cliente está buscando.
Exemplo:
- Anúncio Focado para atendimento de emergência para pet:
O anúncio leva para Landing Page onde a chamada está 100% conectada com a busca, aumentando assim a taxa de conversão;
Veterinária Auxiliadora LP
Se estivéssemos levando para o site institucional, o cliente seria inundado por todos os tipos de serviços que a clínica veterinária presta e talvez entendesse que ela não é especialista em atendimentos de urgência — que é o objetivo principal do anúncio.
5 Vantagens na utilização de Landing Page:
- Velocidade - A Landing Page normalmente tem um carregamento mais rápido;
- Relevância e Alinhamento - Uma Landing Page bem projetada, rápida e integrada com a palavra-chave pesquisada aumenta muito as chances de conversão;
- Melhora a CONVERSÃO - A Landing Page projetada corretamente tem uma taxa de conversão superior;
- Coleta de DADOS - A Landing Page permite coletar informações valiosas sobre os visitantes como endereço de e-mail, número de telefone, entre outras. E facilmente podemos realizar a integração com ferramentas de CRM do cliente para a nutrição desses contatos;
- Análise e Testes: Conseguimos facilmente rastrear e otimizar, o que permite fazer a análise de métricas importantes e, além disso, podemos realizar testes A/B com diferentes páginas e alterar o copy, criativos e call to actions;
Glossário deste Blog:
- Landing Page: É um site com o objetivo de conversão. Normalmente apresenta um problema e informa a solução do mesmo;
- CRM: Sigla de Customer Relationship Management, ou Gestão de Relacionamento com o Cliente. Sistema que auxilia as empresas a se relacionar com seus clientes e prospects;
- Testes A/B é uma forma de comparar versões diferentes a fim de identificar qual têm a melhor aceitação do público-alvo;
- Call to actions é um texto que convida e estimula o leitor a fazer algo. Pode ser, por exemplo, baixar um material de graça, se inscrever para receber uma newsletter, comprar ou testar um produto.
Autor:
Santiago Andres, Publicitário, sócio fundador da Agência S3 - Formado em publicidade pela ESPM-RS e Pós-Graduado pela mesma instituição. 13 anos como head de atendimento da Agência S3 – Porto Alegre RS.
Cooperação: Franciele Costa, Gestora de Trafego Pago na Agência S3 - Porto Alegre - RS