Branding - A importância da escolha das CORES na sua Identidade! | Blog - Agências3 - Agência de Publicidade Porto Alegre Whatsapp
05/04/2024

Branding - A importância da escolha das CORES na sua Identidade!

Após 14 anos à frente da Agência S3 (desde 2009), fico estarrecido com a quantidade de empresas que não se preocupam com a sua identidade visual. O desejo sempre é ir para o final do “FUNIL” - ou seja, venda - dinheiro no bolso.

“Preciso de venda. Vamos direto para o tráfego pago!”

Diante disso, não investem em um pilar essencial, que fará a condução de todas as artes e peças do seu negócio, e acabam executando uma marca de qualquer maneira, perdendo a oportunidade de se comunicar corretamente com o público-alvo.

 

CORES

As cores têm um papel crucial na identidade visual da sua empresa. Elas possuem o poder de comunicar emoções, evocar sentimentos e estabelecer uma conexão com o público-alvo. A escolha criteriosa das cores adequadas pode ser determinante na maneira como uma marca é percebida e lembrada pelos consumidores!

O mais importante: A cor é responsável por gerar e transmitir as EMOÇÕES de uma marca.

Leia também: persuasão x convencimento: entenda a diferença e como aplicá-la estrategicamente.

 

  • Comunicação Não Verbal: Elas têm o poder de transmitir a essência da sua marca!
  • Evocando emoções: Cada cor tem uma resposta emocional. Do Calor do vermelho à serenidade do azul. A escolha das cores corretas influencia as percepções e emoções do público.
  • Diferenciação da Concorrência: Destacar-se é essencial. Ter uma paleta personalizada é importante para se tornar memorável e ser único para o seu público.
  • Consistência e Coesão: As cores desempenham um papel crucial na manutenção da consistência e coesão em todos os aspectos da sua marca, desde o logotipo até o design do site e materiais de marketing.

 

Psicologia das Cores:

 

A psicologia das cores é um estudo que examina como as diferentes cores afetam nossas emoções, comportamentos e percepções. Essa área busca entender como as cores podem influenciar até mesmo nossas ações.

Na publicidade, essa compreensão é fundamental para criar estratégias eficazes. As cores podem ser cuidadosamente escolhidas para transmitir uma determinada mensagem, atrair a atenção do público-alvo e influenciar suas decisões de compra.

 

Qual o significado de cada cor?

Preto: autoridade, poder, sofisticação, elegância, mistério.

Branco: pureza, simplicidade, paz, minimalismo, suavidade.

Rosa: romantismo, gentileza, doçura, delicadeza.

Roxo: sucesso, nobreza, erotismo.

Verde: saúde, naturalidade, perseverança, natureza, renovação.

Vermelho: paixão, intensidade, energia, força, calor.

Azul: estabilidade, harmonia, confiança, verdade, conservadorismo, segurança, ordem.

Amarelo: amistoso, alegria, felicidade, otimismo, imaginação, claridade.

Laranja: entusiasmo, confiança, expansão, agitação.

Marrom: coragem, segurança, materialismo, resistência, estabilidade.

 

Não subestime o poder das cores: muito além do que apenas um aspecto visual, elas podem ser uma ferramenta poderosa para transmitir a essência da sua marca, auxiliar no sucesso das suas estratégias de Marketing e alcançar resultados significativos.

Por isso, ao considerar a identidade visual de sua empresa, lembre-se do impacto das cores e da oportunidade que elas oferecem para criar uma conexão emocional duradoura com seu público-alvo. 
 

Autor: Santiago Andres, Publicitário, sócio fundador da Agência S3 - Formado em publicidade pela ESPM-RS e Pós-Graduado pela mesma instituição. 14 anos como head de atendimento da Agência S3 – Porto Alegre RS.