A internet é um importante marco na sociedade, pois com ela tudo começou a aproximar-se. Junto com isso, empresas começaram a interagirem com clientes e deixarem sua comunicação e publicidade cada vez mais presente. Isso ajudou a comunicação ficar mais informal e aumentar os dados sobre o material distribuído. Assim, elas são uma boa forma de quem está procurando expandir seu negócio ou criar renome no segmento.
Possuir um site institucional nos tempos de hoje é o mínimo que uma empresa pode fazer para que o seu público a encontre. Porém, os tempos mudaram, e as ferramentas também. Sites são diferentes de redes sociais. Dificilmente alguém entra no site de uma marca todos os dias, já nas redes sociais sim. Portanto, uma marca que quer ser lembrada precisa estar próxima do público, ou seja, nas redes sociais.
Antes de sair de casa ou frequentar lugares pela primeira vez como restaurantes, hotéis, pet shops, cabeleireiros e bares, muitas pessoas pesquisam opiniões na web sobre os serviços e atendimento prestados. Também tornou-se comum a busca de informações como endereço, telefone e site, dentro da própria página da empresa, por ser mais cômodo para o usuário que já está na rede social procurar lá mesmo.
Uma das primeiras etapas é decidir qual a rede social mais indicada para seu estilo de produto, já que cada uma contém uma linguagem própria. A lista pode ser conferida aqui em um post que fizemos anteriormente.
Após isso, precisa-se montar um público alvo, as famosas personas, pois, a partir dele, você irá conseguir lidar melhor com os dados de tráfego. Escolher quais dos seus produtos/serviços que vai divulgar online é muito importante também, para criar um calendário e as postagens terem sentido. Existe todo um estudo por trás disso, qual o melhor horário para postar, qual segmentação colocar nas métricas, como posicionar a linguagem da marca e quanto de dinheiro é necessário investir online, para redes sociais e google adwords.
Resumindo: investir em redes sociais permite às empresas a expansão do mercado, melhor relacionamento com os clientes e redução de custos, sem falar no uso de campanhas de marketing segmentadas para o público-alvo.