O mercado D2C surge como uma nova tendência quando falamos de vendas online. A sigla traduzida para o português como: “Direto para o consumidor” representa todas as indústrias que comercializam de maneira direta seus produtos para o consumidor final, sem precisar de intermediários.
Explicamos a diferença entre os mercados tradicionais (B2B e B2C), como esse modelo de negócio tem ganhado força nos últimos anos, e quais as vantagens e desvantagens de entrar nesse segmento.
Quer saber mais? Continue lendo e confira!
Mercado B2B, B2C e D2C
Conhecidos por muitas empresas, os mercados B2B e B2C são os mais comuns entre os modelos de negócios.
Enquanto o B2B significa business to business, ou seja, empresas que comercializam ou prestam serviços para outras empresas, o B2C quer dizer business to consumer, empresas que vendem produtos ou prestam serviços para o consumidor final.
Mas qual é a diferença para o mercado D2C?
Tanto o modelo B2C quanto o D2C, ambos tem o objetivo de comercializar seus produtos para o consumidor final. Portanto, a diferença está na forma como realizam a venda para esse público.
Por que o D2C tem se destacado nos últimos anos?
Um dos principais motivos, é o fato das indústrias terem autonomia para comercializar seus produtos por conta própria, tornando a relação de empresa e cliente muito mais próxima.
Além disso, as chances de aumentar as vendas pela internet gastando pouco com produtos já estabelecidos no mercado, são maiores.
Vantagens e desvantagens
Assim como todo modelo de negócio, o D2C também possui vantagens e desvantagens que tornam esse segmento uma opção para as empresas ou um alerta para quem pensa em entrar nesse mercado.
Vantagens
Desvantagens
Como vimos, mesmo sendo algo novo no mercado, o D2C já é uma realidade para muitas indústrias. Empresas como Apple, Nike, MadeiraMadeira e Tesla Motors já entraram nesse segmento comercializando seus produtos direto para o consumidor final.
Dessa forma, para seguir os passos dessas grandes marcas é preciso se preparar criando estratégias assertivas, pois só assim será possível tornar o público-alvo mais próximo e consequentemente aumentar o número de vendas.
Se você gostou de saber um pouco mais sobre esse novo modelo de negócio que vem conquistando empresas diariamente, não deixe de acompanhar nossos conteúdos em nossas redes sociais com mais dicas e tendências sobre marketing.
Texto escrito por Nathália Merch, graduanda em Publicidade e Propaganda e Assistente de Conteúdo na Agência S3.