O conceito de endomarketing surgiu nos anos 90, a partir de estudos de Saul Bekin que diziam que antes de qualquer ação, as empresas deveriam voltar seu olhar para seus funcionários, parceiros, fornecedores e etc.
Então, quando falamos em endomarketing, estamos nos referindo ao conjunto de atividades que focam exclusivamente em quem “atua por trás das câmeras”: os colaboradores.
Mas como é possível criar estratégias que melhoram o engajamento da equipe em tantos formatos de modelos de trabalho diferentes? É o que vamos te contar neste texto!
Continue a leitura e veja 5 ações práticas que podem ser aplicadas com o seu time para gerar mais interação e fortalecer a cultura interna do seu negócio!
Benefícios do endomarketing
Você provavelmente já ouviu falar que todo colaborador precisa ser motivado constantemente para se manter produtivo. Mas não é só na produtividade da equipe que o endomarketing afeta positivamente, e sim na empresa como um todo.
1-Diminui a rotatividade dos funcionários;
2-Promove a lealdade na empresa;
3-Melhora o clima organizacional;
4-Estimula uma cultura de inovação.
Endomarketing digital
Mesmo que o marketing interno não seja algo desconhecido para muitas pessoas, o termo endomarketing digital ainda é um conceito novo dentro dessa estratégia.
Com o “boom” da tecnologia e o aumento do uso das redes sociais, esse outro tipo de marketing vem ganhando espaço dentro das organizações e trazendo novas formas de atingir o público interno.
Veja abaixo algumas ações criativas que podem ser feitas de forma online!
1-Blogs
Está muito enganado quem pensa que os blogs são apenas para o público externo. Eles também servem para aproximar o colaborador com assuntos do seu interesse, notícias relevantes sobre o seu nicho ou ainda com textos que são escritos pela própria equipe. Portanto, se você ainda não tem um blog interno da sua empresa, está na hora de criar um!
2-E-mail marketing
Quem não gosta de receber um e-mail com novidades, felicitações de aniversário ou dicas sobre sua área de atuação? Os e-mails marketing ou newsletters, são ótimos para personalizar mensagens, enviar recados e avisos, além de criar um vínculo com cada membro do time através dos envios mensais. Experimente enviar uma mensagem carinhosa para o seu colaborador em sua caixa de e-mail, ele com certeza irá adorar!
3-Aplicativos
Hoje em dia é muito difícil deixar de lado o celular, principalmente quando ele faz parte do trabalho de muitas pessoas. Então, que tal usá-lo de maneira estratégica? Vários aplicativos são criados para ajudar empresas, com versões desktop e mobile que promovem mais interação entre todos e uma comunicação mais clara e alinhada. Você já pensou em usar aplicativos para se comunicar com a sua equipe?
Dica de leitura: Uma tendência para ficar atento: o uso de dispositivos móveis
4-Redes sociais
Na era digital é quase impossível não ter redes sociais. Mais uma vez a tecnologia pode ser usada em benefício das ações de endomarketing para conversar em grupos, chats, compartilhar novidades e muito mais!
Leia também: O tipo de conteúdo ideal para cada rede social
5-Gamificação
Nada melhor do que interagir com os times por meio de jogos e brincadeiras, não é verdade? Desafios, quizzes ou programas de recompensa estimulam a participação e a aprendizagem entre todos, melhorando o dia a dia na empresa. Faça o teste e colha os feedbacks da equipe depois!
O endomarketing digital une ações que façam sentido com a cultura da empresa e os formatos de trabalho. Mas é aplicando ações diferentes que é possível alcançar resultados significativos, fortalecendo o engajamento entre os colaboradores.
Marcas como Toyota, Wise up, Fiat e Coca-Cola já utilizam o endomarketing como estratégia para o seu negócio.
Além da gestão de redes sociais, a Agência S3 também realiza materiais de comunicação interna como newsletters, folders, cartões de aniversário e camisetas, para clientes que querem se comunicar com seus times.
Entre em contato conosco e descubra como podemos ajudar a sua empresa no digital!
Texto escrito por Nathália Merch, graduanda em Publicidade e Propaganda e Assistente de conteúdo na Agência S3.