As cores são muito mais do que algo que simplesmente vemos e diferenciamos pela pigmentação de suas superfícies. Existem estudos muito aprofundados nos campos da psicologia e do marketing sobre o fenômeno que mostram sua influência em aspectos mercadológicos de empresas, definindo a escolha pelo público alvo e objetivos que a marca deseja alcançar.
Segundo pesquisa do Viver De Blog, site especializado em marketing, 84,7% das pessoas pensam que a cor do produto é o fator mais importante na hora da compra, além disso, 93% avalia as cores do item antes da aquisição e mais da metade desiste da compra caso sua cor favorita não esteja no produto.
Quanto a marca, 80% dos consumidores veem o logotipo fortalecido pela aplicação correta das cores, sendo elas responsáveis por 60% da aceitação ou rejeição do produto.
Mas o que cada cor tem de especial que defina a escolha certa na hora de construir a marca?
Para começar, a escala do preto e branco são essenciais na estrutura total do produto. Normalmente, as duas cores são usadas uma de encontro a outra, porém elas podem ser muito bem usadas juntamente. Uma imagem mais escura representa mistério e sofisticação, já a claridade, mostra a limpeza e pureza da identidade visual. Combinadas, colocam um tom de equilíbrio no trabalho.
O vermelho é muito usado em lancherias e restaurantes, pois ajuda a estimular o apetite. Isso se deve ao senso de urgência e imediatismo que a cor cria, ela passa segurança e incentiva ações.
Cor mais brilhante e estimulante, o objetivo do amarelo é incentivar a comunicação, ter clareza e chamar atenção. Também utilizado em locais que trabalham com alimentação, traz um sentimento de felicidade para os consumidores.
O azul escuro passa ideia de profissionalismo e confiança. É uma cor mais calma, ideal para logos de empresas mais formais, como escritórios de advocacia e engenharia. Já o azul mais claro é outra cor calmante, que pode ser relacionada a conforto, muito usada em hospitais e consultórios.
Assim como o amarelo, a cor laranja é uma cor energética que representa calor e entusiasmo com tons mais sociáveis. Perfeita para logos mais impactantes, porém que não usem cores muito fortes, como o vermelho.
Ideal para empresas que trabalham com produtos da área da saúde, o verde, por ser a cor da natureza, carrega o sentimento de algo natural e sereno, além de poder transmitir riqueza, estabilidade, crescimento e vitalidade.
E por fim, o roxo tem forte relação com nobreza, sucesso e sabedoria. Uma cor calma que passa a ideia de criatividade e respeito. Normalmente é usada em produtos de beleza, por exemplo.
Fonte: SP Letras
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