Quando alguém questiona “o que é marketing?”, a primeira coisa que vem à mente é que o marketing está diretamente ligado a estratégias de venda e aspectos estritamente comerciais.
Mas nem tudo é o que parece. Na verdade, a venda do seu produto ou serviço é uma consequência do marketing realizado pela sua empresa. E o marketing em si é,resumidamente, a construção de relacionamentos, feita através da criação e entrega de valor para os clientes, além da manutenção desses relacionamentos.
Quer saber mais sobre criação de valor e as estratégias que podem impulsionar o seu negócio?
Siga a leitura!
Por que fazer marketing se tornou essencial?
Com um mercado em crescimento exponencial, é FUNDAMENTAL destacar-se em relação à concorrência.
Simplesmente vender e suprir necessidades já não é mais suficiente, seu produto DEVE agregar valor à vida do cliente. Esse detalhe torna-se o fator decisivo na decisão de compra do público.
Sendo assim, o objetivo do marketing é identificar as necessidades dos clientes e através disso fornecer valor em troca do que eles precisam e, se possível, despertar a preferência e desejo pelo que sua marca oferece.
Mas o que é valor?
No contexto do marketing, valor não está ligado à precificação, mas sim à ideia de “benefícios".
Valor é uma percepção subjetiva do público e está relacionado ao reconhecimento das características positivas (ou negativas) do que você oferece quando alguém adquire seu produto ou serviço. Ao reconhecer essas características, os consumidores fazem um equilíbrio em relação ao custo que estão dispostos a pagar por ele.
Esses atributos podem ser relacionados a qualidade, conveniência, custo-benefício, responsabilidade social, personalização, status e muito mais.
Saiba escolher o valor da sua marca!
Para escolher o que a sua marca representa para o público é necessário que você identifique o diferencial do seu produto em relação à concorrência, algo em que a sua marca é melhor, ou mesmo única.
Para fazer isso, é necessário analisar detalhadamente os seus concorrentes e, em seguida, destacar os pontos fortes e fracos, mapeando o que você vai usar a seu favor.
Leia também: a importância da análise de concorrência na sua estratégia.
Mas ATENÇÃO, jamais escolha um valor que você não está apto a oferecer, isso pode te causar sérios problemas.
Chegou a hora de se posicionar!
Valor escolhido? Condiz com a sua realidade e as expectativas dos consumidores? Então crie seu posicionamento de marca a partir dele e trate de comunicá-lo de forma eficaz.
Priorize destacar os benefícios, exemplificando como ele atende aos desejos dos consumidores de uma forma que justifique o seu preço.
Este passo é essencial para consolidar a imagem da sua marca na mente do consumidor, fortalecer o relacionamento com os clientes e garantir a sua fidelidade.
Confira algumas estratégias para fazer isso:
Leia também: aumentando o valor percebido: estratégias para impulsionar suas vendas
Confira algumas empresas e os valores associados a elas
1.Natura: responsabilidade socioambiental;
2.Prada: status;
3.Farmácia preço popular: bom custo-benefício;
4.O Boticário: estima e confiança ;
5.Coca-cola: felicidade em cada gole.
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A Agência S3 trabalha com criação de conceitos criativos, nos quais, após uma detalhada análise de concorrentes, elaboramos um storytelling para sua marca e escolhemos a dedo os valores que te destacam, utilizando-o como guia da comunicação da sua empresa.
E o melhor? Se for do seu interesse, trabalhamos com conteúdos relevantes para seus clientes através de textos para blog e gestão das redes sociais, para que seu valor nunca se perca em nenhum canal de comunicação.
Constância, referência e um bom posicionamento - essa é a diferença que uma agência faz no marketing da sua empresa.
Leia também: branding- a importância da escolha das cores na sua identidade.
Texto escrito por Júlia Lunkes Paraboni, graduanda em Publicidade e Propaganda pela UFRGS e Assistente de Conteúdo na Agência S3.