O principal objetivo desse texto é mostrar que para fazer uma loja virtual que realmente funcione, é preciso planejamento, investimento e organização. Não existe mágica, como como várias agências, gurus de marketing e plataformas de portais vendem em seus anúncios. Tudo é resultado de muito trabalho.
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A Covid-19 chegou e modificou diversos hábitos em nossas vidas. Entre eles, a forma de compra e venda de produtos. A recomendação para que as pessoas não saiam de casa, aliada às restrições ao comércio, fez com que muitos empresários buscassem ferramentas para oferecer seus produtos no meio digital.
Mas a migração para venda on-line não é um trabalho tão fácil como algumas plataformas anunciam. É preciso muito planejamento, organização e investimento financeiro em diversos pontos da comunicação.
Além disso, para o sucesso da loja virtual, são necessários usuários acessando o portal. Um site funciona exatamente como uma loja física: pessoas passam, olham os produtos, promoções e decidem se compram ou não. Esse tráfego precisa ser qualificado, ou seja, formado por usuários que realmente estejam interessados nos produtos que o portal está oferecendo.
Confira abaixo alguns fatores que influenciam no processo de compra on-line:
a. Personalização e Negociação: um site com layout personalizado é importante para mostrar o real propósito da loja, gerando assim uma maior identificação com o público-alvo. Com uma plataforma própria, também será possível negociar com os players e pagar taxas justas.
b. Cadastramento dos Produtos: manter o cadastro atualizado e organizado por categorias torna a experiência de compra do cliente mais interessante. Quanto mais descrições sobre os seus produtos, mais argumentos o usuário vai ter para clicar no botão de compra.
c. As imagens do site (fotos, produto, marca) são de extrema importância para a venda on-line, ainda mais para o consumidor que não conhece sua marca. Nesse quesito, entram, por exemplo, a qualidade da foto do produto, o desenho do portal e a própria marca.
d. Velocidade: manter seu site rodando com menos tempo de carregamento tem influência direta na conversão. Quanto mais o usuário precisa esperar, menos ele se sente estimulado a comprar.
e. Conteúdo e Anúncios: Sim, o conteúdo é fundamental! Mantenha a interação com o seu público-alvo e melhore o tráfego do seu site:
• Tenha um canal de blog com notícias ou cases sobre o seu mercado
• Youtube: fale sobre o seu conteúdo através da publicação de vídeo informativos
• Redes Sociais: é um grande local para conseguir tráfego para o site e concretizar a venda (investir em anúncios e impulsionamento é fundamental nos dias de hoje)
• SEO: conheça os conceitos básicos de OTIMIZAÇÃO DE SEO e não deixe de cadastrar no seu site
• Google ADS: anuncie on-line para que seu site seja encontrado de forma eficiente com segmentação personalizada e audiência qualificada.
Por fim, o melhor que podemos recomendar é que procure um profissional de marketing ou agência de publicidade que possa auxiliar na construção da melhor estratégia para a sua empresa. Não fique parado no tempo, o mercado está mudando muito rápido.
Autor:
Santiago Andres - Publicitário, Sócio fundador da Agência S3 - Formado em publicidade pela ESPM-RS e Pós-Graduado pela mesma instituição. 10 anos como head de atendimento da Agência S3 – Porto Alegre RS.
Apoio
Amanda Bicca – Atendimento na Agência S3 – Formada em jornalismo pela Unisinos e estudante de publicidade na UFRGS.
Rodrigo Monteiro – 5 anos como Desenvolvedor WEB na Agência S3