A identidade visual é uma ferramenta poderosa quando busca-se atrair público, fidelização, entre outros benefícios. Porém, muitas pessoas a subestimam, principalmente as que não entendem como funciona e como se dá sua criação. Há também, as que pensam que a elaboração de um conceito gráfico seja algo fácil e rápido de criar.
Entre outros fatores, listamos aqui os erros mais comuns na hora de criar uma identidade visual forte e que se conecta com o público:
NÃO TER OBJETIVOS DEFINIDOS
Se você quer que sua empresa se conecte com seu público e quer que ela seja lembrada, é muito importante que antes de construir uma identidade visual, seus objetivos como empresa e com sua comunicação estejam claros.
Assim, a identidade visual precisa estar alinhada de acordo com os princípios do seu negócio, resultando não só na memorização visual por parte do público, como também na diferenciação com relação às outras empresas.
ESCOLHER A OPÇÃO MAIS BARATA
Por ser uma maneira de demonstrar de forma relevante o que a sua empresa é, se torna muito importante que se escolha bons profissionais, além de analisar o portfólio de cada um e escolher a opção mais apropriada. Claro que analisar o custo-benefício de cada um é de grande importância, porém não se deve ficar de olho somente no mais barato, visto que isso pode acarretar em problemas de um serviço mal prestado.
EXAGEROS
Há pessoas que confundem uma identidade visual marcante ou chamativa com uma identidade visual cheia de elementos, porém, o que acontece na prática é que a maioria das pessoas não consegue memorizar de forma fácil ou não consegue entender a mensagem que se quer passar. Visualmente, a identidade fica poluída e se torna cansativa aos olhos de quem vê.
O interessante é que tenha poucos elementos e que os mesmo sejam fáceis de entender, pois assim as possibilidades de uma pessoa memorizar seu logo ou qualquer material da sua empresa se tornam muito mais fácil.
FALTA DE CLAREZA
Este ponto está diretamente ligado ao anterior, visto que se visualmente uma identidade não for simples, a possibilidade de uma pessoa lembrar-se dela é muito baixa.
Além da clareza estética, há também a clareza do conceito que representa o que a empresa é. Assim, através de uma identidade visual é possível induzir as pessoas a uma pré-impressão de quais são os valores do seu negócio.
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- Fidare;
- Joulew;
- UpBeer;
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