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25/03/2019

Psicologia de consumo para vender mais através de e-commerce

Tentar entender melhor a mente dos consumidores é uma das principais missões para criar estratégias mais eficazes, atrair pessoas e logo, vender mais. Há diversas formas de alcançar melhor o público e a psicologia do consumo colabora para esclarecer diversas questões relacionadas ao público.
Todas as atitudes que tomamos estão diretamente ligadas aos estímulos que recebemos, mesmo que não conscientes disso. Assim, empresas que possuem plataforma de e-commerce devem estar ligadas a todas as características que envolvem não somente lojas virtuais, mas Também todo o processo que ocorre antes e durante o processo, que envolve atenção, interesse, desejo e o ato de compra de um produto.

De modo a facilitar a conexão com o público, há estímulos que chamamos de GATILHOS MENTAIS, também conhecidos como mecanismos cognitivos, que podem contribuir para os negócios online.
Listamos abaixo alguns dos principais gatilhos mentais que são os mais utilizados e que, se aplicados da maneira certa, podem ser fatores chave de sucesso. Confira!

1. IMEDIATISMO 

Tudo o que se refere ao rápido acesso à informação, tem nos tornado pessoas cada vez mais imediatistas. E com essa necessidade de ter o que queremos a qualquer hora, se tornou um requisito básico para muitas empresas utilizar esse gatilho mental para vender.
Épocas como Black Friday e Natal são exemplos claros disso, em que é muito comum ver chamadas como “É só hoje!”, “Adquira agora mesmo!” ou “Oportunidade limitada!”, além de diversos outros mecanismos que ativam esse senso de emergência e imediatismo.

2. AUTORIDADE 

Se uma pessoa não conhece uma determinada loja online ou no mínimo não tenha feito alguma pesquisa antes, a probabilidade dela comprar algo ali é quase nula. Por isso, estar presente em diversos canais da internet, produzir conteúdos relacionados ao seu segmento e fazer parcerias com especialistas no assunto se fazem de grande importância, de modo construir autoridade e transmitir credibilidade tanto para o público que já conhece sua empresa, como também para pessoas novas.

3. RELACIONAMENTO 

Se você for a um estabelecimento qualquer e não for bem atendido ou tiver um serviço de baixa qualidade, qual a probabilidade de voltar àquele local? Talvez você até volte, mas as chances são menores, tendo maior probabilidade de optar por outro lugar. E no online não é muito diferente. Podemos pegar algumas situações para exemplificar esse tópico:

• Site demora pra carregar: com o gatilho mental do imediatismo, é bastante provável que ela volte para as suas pesquisas no Google e tente outro site;
• Atendimento e SAC ruim: uma empresa que não consegue resolver os problemas do seu público de forma ágil e eficaz perde não só a oportunidade de fazer uma venda, como também a credibilidade e influência;
• Contato constante com o cliente: fazer com que o cliente chegue até você e depois simplesmente deixá-lo ir embora por que você efetuou a venda, já não é mais suficiente – caso queira que ele se lembre de você. Mostre para o público que ele é importante! Ter um acompanhamento constante antes, durante e após uma venda, mostrar ofertas, responder perguntas, entre outros, são estratégias de grande valia, fazendo com que o cliente se sinta importante.

4. SEJA REFERÊNCIA

Ter provas de experiências de outras pessoas, avaliações em outros portais e redes sociais são de grande importância para transmitir credibilidade, além de este gatilho mental estar diretamente ligado ao da autoridade. Há diversas pesquisas que mostram que a decisão de compra de uma pessoa está diretamente relacionada aos comentários, feedbacks e avaliações que ela encontra relacionado à sua empresa.

5. ANTECIPAÇÃO

Crie oportunidades, saiba como aproveitá-las e se antecipe! Muitas lojas usam este gatilho para envolver clientes, sendo possível perceber quando, uma loja faz uma oferta como “oportunidade única” ou a pré-venda de um produto. Como exemplo claro disso, podemos pegar a Apple em diversos lançamentos de seus smartphones, em que pessoas dormiram em frente às lojas da empresa para garantir as primeiras unidades do produto.

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