Sabemos que marketing de conteúdo necessita de um planejamento bem feito e estratégias efetivas. Uma dica para alcançar o sucesso no marketing de conteúdo é preciso reciclar e reutilizar. É complicado produzir um grande volume de conteúdo que satisfaça consumidores famintos por informações e a maioria das equipes de marketing não tem recursos para um exorbitante nível de produção, sendo assim, a maneira mais eficaz de produzir bons conteúdos e reciclando e reutilizando o que já foi feito.
Leia também: Profissional de Marketing: veja 5 carreiras que você pode seguir
Qual conteúdo reciclar e reutilizar?
É importante tentar reutilizar qualquer conteúdo de alta qualidade que já foi produzido. Por isso, produzir conteúdo evergreen (que tratam de temas atemporais) é de extrema necessidade. Se a maioria das suas produções trata de tendências, que normalmente são momentâneas, é importante rever isso, afinal, na hora de reutilizar fica quase impossível. Selecione as publicações que geraram mais tráfego, que são as que atraíram mais pessoas e invista nesses conteúdo para serem reciclados.
Mas como reciclar o conteúdo?
Reciclando conteúdos você ganha em produtividade, além de fazer com que suas mensagens alcancem o máximo de pessoas possíveis. Existem muitas maneiras de reaproveitar algo que já foi feito, aqui estão algumas dicas:
Faça um repost: Aquele post que fez sucesso há dois anos pode ser repetido, afinal, nesse tempo você com certeza ganhou novos seguidores. Mas o ideal é que seja feito uma nova legenda, com novos cards sobre o assunto, para tornar ainda mais interessante a publicação.
Posts de blog devem estar nas redes sociais e vice-versa: Se você produz conteúdos de blog, o ideal é transformá-los em posts para as mídias sociais. Uma imagem bacana, uma legenda que resuma o assunto e um CTA que direcione o leitor ao blog. Além disso, coloque sempre os posts do blog nas redes sociais, isso faz com que aumente os acessos no seu blog.
Que tal uma newsletter? Uma newsletters nada mais é que um boletim informativo enviado para uma lista de contatos através do e-mail. Conteúdos criados para redes sociais e blogs podem fazer parte da sua newsletter.
Transforme podcast em vídeos e posts: Está investindo em podcast? Então, você tem um conteúdo rico para reciclagem. Um podcast pode ser transformado em vídeo, em post com os melhores momentos, além de claro, uma publicação que direcione seu público a escutar o conteúdo na íntegra.
Leia também: O nicho de conteúdo do seu negócio já está definido?
Fica claro que reciclar é uma ótima estratégia de marketing de conteúdo, ela permite se beneficiar de posts antigos, aumentando as chances dos usuários encontrarem sua empresa ou se interessar pelo que você tem a oferecer. Além disso, é uma ótima ação para empresas que estão com dificuldade de desenvolver materiais novos e acabam perdendo o engajamento dos usuários, seja nas buscas orgânicas no site ou até mesmo nas redes sociais.
Aqui na Agência S3, contamos com um time especializado em desenvolver estratégias de marketing de conteúdo para o seu negócio.
Ficou interessado em conhecer nossos serviços? Entre em contato conosco.
Texto por Marília Bede, graduanda em jornalismo e Assistente de Conteúdo na Agência S3.