Um dos objetivos de muitas empresas que possuem um site, blog, entre outros, é estar nas primeiras posições dos mecanismos de busca. Essa é uma forma de gerar autoridade e relevância para um negócio. Porém, apenas ter uma página na web não é suficiente, o que exige diversas estratégias que contribuem para um bom ranqueamento, afinal a concorrência nos buscadores está ficando cada vez mais acirrada, principalmente pelo fato de que muitas empresas estão aderindo às novas relações de negócios proporcionadas pela transformação digital.
SEO (Search Engine Optimization)
Existem diversas estratégias que permitem conseguir um bom posicionamento nas pesquisas do Google, que se dão através da otimização das suas páginas na web e dos seus conteúdos, para que a sua página consiga um bom ranqueamento. A principal e uma das mais conhecidas estratégias, é a de SEO que traduzindo para o português significa “otimização para motores de busca”, que não se constitui de apenas uma única estratégia, mas de várias.
Através dessa otimização, e se feita da maneira certa, as estratégias de SEO permitem que uma determinada página na web alcance um bom ranqueamento orgânico nos buscadores, assim, garante que o conteúdo seja encontrado com mais facilidade e com uma probabilidade maior de um usuário acessá-lo, considerando que a tendência em que o usuário rola a página para baixo é cada vez menor, clicando na grande maioria das vezes apenas nos primeiros resultados.
Como o Google examina um site
Há inúmeros fatores que o buscador analisa na hora de posicionar uma página e esses mudam com o passar do tempo, ocorrendo alterações nos algoritmos. Por isso, não há como ter uma lista definitiva de todos eles. Segundo o site backlinko, existem mais de 200 fatores, mas nem eles sabem quais são todos. Porém, o que conseguimos mostrar são aqueles comuns à grande maioria das estratégias de SEO, podendo acontecer de que algumas delas possam não ser muito importantes para o seu negócio. A solução para isso e que funciona para muitas outras estratégias, é testar o que funciona ou não para o seu mercado.
Palavras-chave
Você sabe quem é a sua persona? Quais os problemas dela e o que elas procuram? Saber disso ajuda a escolher quais termos você pode usar no seus conteúdos para que ele tenha uma chance maior de engajar e quais seriam as palavras que elas teriam uma tendência maior em pesquisar. E claro, tudo isso deve estar de acordo com seu negócio.
SEO Title
Refere-se ao título que aparece nas buscas quando um usuário encontra seu conteúdo. Ele é o responsável por atrair a atenção de alguém que busca por um determinado conteúdo, procurando obter uma alta taxa de cliques. É um dos principais responsáveis pelo ranqueamento do Google, já que tem como objetivo mostrar os resultados mais relevantes aos usuários. Entre as principais características de um bom SEO Title, podemos destacar:
- Títulos claros e objetivos, sem repetições de palavras-chave;
- Colocar o nome da sua empresa depois do título do conteúdo;
- Recomenda-se usar entre 55 e 65 caracteres.
URL
O Google identifica também as palavras-chave na URL da sua página e também a qualidade delas. É de preferência que as URLs sejam curtas, tenham relação com o título do conteúdo e que as palavras sejam separadas por hífens, pois o Google não lê espaços. Assim, ter uma boa URL é, na grande maioria das vezes, um ponto muito importante para o ranqueamento nas pesquisas.
Tempo de permanência na página
É uma das principais formas de indicar ao Google se aquele conteúdo é relevante e por consequência, como este fator irá influenciar no ranqueamento das pesquisas. Quanto mais tempo um usuário permanece em uma determinada página e quando isso passa a acontecer com uma determinada frequência, leva a indicar que aquele conteúdo é de qualidade. Isso fará com que o Google aumente o rank daquela página, levando aquele conteúdo para mais pessoas.
Design responsivo
Todos sabemos que o mobile faz parte da vida de todos nós. E indiferente disso, o Google também dá prioridade para páginas na web que são responsivas para mobile e também para desktop. Por isso, ter um design responsivo também contribui bastante para ganhar algumas posições nos resultados de pesquisas.
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