Tendências de marketing digital para 2023 | Blog - Agências3 - Agência de Publicidade Porto Alegre Whatsapp
27/02/2023

Tendências de marketing digital para 2023

O que será que vem aí?  

Todo ano surgem novas tendências dentro do marketing digital que impactam o mercado e obrigam os profissionais da área a se atualizar.  

Hoje separamos 6 dessas possíveis novidades que já estão dando o que falar para que você fique por dentro do que está por vir. 

 

Confira! 

 

1. Marketing de influência 

 

Já não é de hoje que muitas marcas estabelecem a confiança do seu produto ou serviço com o seu público através da opinião dos influenciadores.   

Eles têm um papel importante no comportamento do consumidor e na forma como ele se relaciona com as empresas.  

Por isso, se você ainda não usa o marketing de influência como estratégia para o seu negócio, está na hora de começar! 

 

2. Social selling 

 

As redes sociais transformaram não só a comunicação entre as pessoas como também a forma de vender online.  

O conceito de social selling ou venda social, vem para nos mostrar que é possível conquistar seu cliente em potencial criando relacionamentos fortes nas redes sociais. 

Com isso, muitas marcas passam a entender o que faz essas pessoas se tornarem engajadas dentro das principais plataformas para que a partir disso, consigam criar estratégias para “fisgar” esses possíveis clientes.  

 

3. Metaverso 

 

Se tem um assunto que é um dos mais comentados dentro do marketing digital, é o metaverso e é claro que ele não poderia ficar de fora dessa lista. 

O principal foco que as empresas devem ter em relação a essa novidade em 2023, é em como se posicionar e construir algo relevante dentro desse universo que ainda é desconhecido por muitos. 

Estudar sobre essa tecnologia, é o primeiro caminho para as marcas construírem uma comunicação com quem faz parte deste ambiente. 

 

4. Mobile first 

 

Uma pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas em 2022, aponta que existem atualmente mais smartphones do que pessoas no Brasil, representando 242 milhões de aparelhos em uso. 

Isso quer dizer que cada vez mais as pessoas acessam os conteúdos de maneira rápida pelos dispositivos móveis. 

Assim, o mobile first entra como uma tendência para este ano, provocando as empresas a pensarem na usabilidade de sites e Landing Pages para esse formato. 

 

5. Experiência do usuário 

 

Mesmo que não pareça algo novo no mercado e muitos especialistas já tenham falado sobre o assunto, a experiência do usuário irá se tornar ainda mais importante para as organizações que querem guiar o consumidor durante todo o processo de compra, oferecendo ao usuário uma experiência completa. 

Nos últimos anos o Google vem mudando seus algoritmos para melhorar os resultados de pesquisa. 

É então que fazer SEO ganha uma enorme relevância no mercado digital, com sites cada vez mais rápidos, conteúdos mais estratégicos, anúncios focados no público-alvo e assim por diante. 

 

6. Inteligência Artificial 

 

Será que vamos ser substituídos por robôs? 

Essa é uma das principais perguntas que os profissionais de qualquer área fazem quando o assunto é a inteligência artificial. 

Utilizada para otimizar processos, ela traz vantagens para as marcas em diversos segmentos. Seja no atendimento ao cliente (Chatbots) ou na criação de conteúdos, legendas e textos (ChatGPT), a IA torna-se uma ferramenta poderosa com soluções acessíveis para empresas dos mais variados tipos, basta entender como usá-la da melhor maneira. 

 

Já deu para perceber que essas novas tendências estão vindo com tudo em 2023, não é? 

 

Algumas já são uma realidade, outras surgem para transformar o mercado de marketing digital. Mas todas seguem o mesmo caminho: otimizar os processos e tornar o usuário o centro de tudo. 

 

Quer melhorar o seu posicionamento no digital, aplicando as estratégias de mobile first e experiência do usuário no seu negócio? Então conte com a nossa ajuda!   

 

Estamos há 13 anos no mercado desenvolvendo identidades visuais, sites 100% otimizados, landing pages, anúncios focados em conversão e gerenciando as redes sociais de grandes marcas para trazer os melhores resultados para a sua empresa. 

 

Texto escrito por Nathália Merch, graduanda em Publicidade e Propaganda e Assistente de Conteúdo na Agência S3.