Imagine que você entra em contato com uma empresa pelo site para saber mais sobre seu produto ou serviço e em questão de segundos suas dúvidas já são respondidas?
Isso acontece por meio de um programa de inteligência artificial que simula uma conversa com os usuários em aplicativos ou plataformas digitais.
Mais conhecida como assistente virtual, os chatbots surgem com o objetivo de melhorar o atendimento ao cliente, aumentar as vendas e fortalecer o engajamento da empresa, em uma ferramenta de troca de mensagens 100% automatizada.
Quer entender mais sobre isso? Continue lendo o texto e saiba o porquê essa tendência tem conquistado tantas empresas nos últimos anos.
Afinal, o que são os chatbots e como eles funcionam?
Os chatbots são softwares que interagem e se comunicam com pessoas através da automação de mensagens de textos.
Como o próprio nome já diz, eles funcionam no estilo bate-papo e são configurados para interagir com os usuários por meio de respostas programadas.
Quais são os principais tipos?
Existem três tipos de Chatbots: simples (baseado em regras), avançado (baseado em inteligência artificial) ou híbrido.
Vamos entender a diferença entre cada um deles:
Chatbots simples: O software entende e identifica a medida que o usuário vai escrevendo, o contexto da mensagem com base nas palavras-chaves pré-escritas no programa oferecendo respostas pré-programadas.
Chatbots avançado: Diferente do bot simples, nesse caso o software registra as palavras escritas pelo usuário para processamento futuro.
Chatbots híbrido: Mistura as duas tecnologias, ou seja, a junção dos chatbots simples com o avançado. É utilizado fluxos de conversação pré-definidos (bot simples) com respostas em IA (bot avançado).
Mas por que as empresas devem investir nessa ferramenta?
Capazes de operar em diversos tipos de canais (aplicativos, plataformas digitais, redes sociais, sites e entre outros), as assistentes virtuais surgem como uma solução para muitas empresas quando o assunto é a produtividade da equipe e o atendimento ao cliente.
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Isso porque oferecem suporte imediato ao consumidor, reduz os custos operacionais e a demanda de tarefas repetitivas realizadas pelos colaboradores.
Principais vantagens
Leia também: Fidelizar seus clientes aumentará sua lucratividade. Você conhece a jornada de compra do seu cliente?
Viu como vale a pena investir em tecnologias que destacam a empresa no mercado? É possível entregar serviços de qualidade para os usuários e facilitar os processos da equipe no dia a dia.
Marcas como Bradesco, Burger King, Uber, Sephora e Vivo já utilizam os chatbots como solução para os seus negócios. Se você, assim como eles, quer otimizar o atendimento na sua empresa, proporcionando uma nova experiência aos seus clientes, conte com a gente!
Na Agência S3 oferecemos o serviço de chatbot para você reduzir custos e aumentar as vendas de maneira 100% automatizada.
Texto escrito por Nathália Merch, graduanda em Publicidade e Propaganda e Assistente de conteúdo na Agência S3.